A Cultura do Respeito ao Idoso

A expectativa de vida no Japão, é uma das mais altas do mundo, em torno de 85 anos de idade para mulheres e 78 anos de idade para os homens. Além disso, é um país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e esse número vem crescendo consideravelmente.


Em 2003, o número era estimado em 20 mil pessoas centenárias. O segredo para essa longevidade toda, com certeza, é devido à alimentação, que é mais saudável e menos industrializada que a dos países ocidentais. Outro fator é a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos, e também o grande respeito e o tratamento que os idosos têm por parte dos mais jovens.

O respeito aos mais velhos faz parte da tradição milenar japonesa, uma cultura que vem de berço, quando as crianças aprendem com os pais a reverenciar e respeitar a opinião dos avós.

 E essa cultura segue para todos os segmentos da sociedade; nas escolas, o respeito aos mestres é uma coisa sagrada, os professores são muito valorizados pela sociedade, tendo sua importância reconhecida como fundamental na formação da criança.

Nas indústrias, a hierarquia é soberana, seguindo a escala superior, o respeito ao líder mais experiente é uma norma rígida nas empresas, que todos seguem ao pé da letra. Alguns ocidentais consideram essas atitudes como submissão, mas na realidade, isso faz parte da cultura japonesa de ouvir o mais velho, a voz do mais experiente.

Após ver o país destruído pela guerra, o povo permaneceu firme, sem desespero, esperando a decisão do seu líder maior, o Imperador, que pediu calma e esforço para reconstruir o país, salientando que, a partir daquele momento, tomando as lições que a guerra trouxe, o Japão tornar-se-ia uma nação pacífica e iria prosperar com o esforço de cada cidadão.

Imperador Hiroito

A população confiou no seu líder e suas palavras se concretizaram, e hoje, o país é uma grande potência econômica e acima de tudo, pacífica. Aliás, o respeito e a veneração pelo Imperador e pela família imperial, são uma unanimidade, desde a criança até o mais velho, desde o mais humilde cidadão até o Primeiro Ministro, todos sem distinção reverenciam seu líder maior.

Hiroshima após ser bombardeada

A cultura do respeito aos idosos é tão enraizada na sociedade japonesa que foi instituído uma data comemorativa. Na terceira segunda-feira do mês de setembro, é comemorado o dia do Respeito ao Idoso.

Hiroshima atual

A data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia na província de Hyogo resolveu oficializar a data como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.

O dia do Respeito ao Idoso é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do dia das mães, por exemplo, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.






Comentários

  1. Curti seu texto e colei num grupo do facebook.(peça adição lá...vc será muito bem vindo!)

    https://www.facebook.com/groups/gdreligiao/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da materia , muito esclarecedora !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço pessoalmente este Maravilhoso Povo, sendo a Minha Nora Japonesa e os meus 2 netinhos Luso-Nipónicos....
      O respeito aos mais Velhos faz parte da tradição milenar Japonesa, uma cultura que vem de berço, quando as crianças aprendem com os pais a reverenciar e respeitar a opinião dos avós. Amo de todo o <3

      Excluir
  3. Muito legal...os mais velhos merecem todo o nosso respeito...

    ResponderExcluir
  4. Muito legal...os mais velhos merecem todo o nosso respeito...

    ResponderExcluir
  5. Oie! Este respeito aos idosos tem um nome específico? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão