A Rivalidade entre as nações contínua presente nos dias de hoje
Disputas militares, lutas por supremacias continentais e sequelas das relações entre colônias e metrópoles estabeleceram ao longo da história várias rivalidades entre as nações do globo.
Uma pesquisa conduzida de forma conjunta tanto no Japão como na China revela que o sentimento anti-chinês no Japão atingiu um recorde de 84%, ao passo que o sentimento anti-japonês na China registrou 65%. A pesquisa foi realizada entre abril e maio pela organização de pesquisas sem fins lucrativos, Genron NPO no Japão, e pelo jornal estatal chinês em língua inglesa, China Daily. Foram entrevistados 1000 cidadãos japoneses e 1627 chineses.
Os governos do Japão e da China tem buscado alcançar relações amigáveis em preparação às celebrações dos 40 anos de relações diplomáticas neste ano. No entanto, esta mais recente pesquisa sugere que a hostilidade entre os povos das duas nações está aumentando.
O histórico de guerras e conflitos entre nações vem da antiguidade, a mais famosa relata o conflito entre Grécia e a Roma antiga.
Países que dividem fronteiras costumam ter uma história de relações tumultuadas. A presença dos vizinhos, porém, é fundamental para que cada país construa sua identidade.Esse tipo de inimizade continua presente em todas as partes do mundo, não importa o grau de desenvolvimento e riqueza das nações envolvidas, criando um ambiente hostil nos mais diversos temas, como, politico, econômico e esportivo.
Algumas rivalidades são históricas, e o sentimento de oposição é grande por parte dos cidadãos, como é o caso das rivalidades entre França x Inglaterra, Estados Unidos x México, Brasil x Argentina, Índia x Paquistão e Japão x China.Uma pesquisa conduzida de forma conjunta tanto no Japão como na China revela que o sentimento anti-chinês no Japão atingiu um recorde de 84%, ao passo que o sentimento anti-japonês na China registrou 65%. A pesquisa foi realizada entre abril e maio pela organização de pesquisas sem fins lucrativos, Genron NPO no Japão, e pelo jornal estatal chinês em língua inglesa, China Daily. Foram entrevistados 1000 cidadãos japoneses e 1627 chineses.
O percentual de japoneses que possuem sentimentos negativos com relação à China subiu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, atingindo o mais alto nível desde que a pesquisa foi iniciada em 2005.
Setenta por cento dos entrevistados japoneses e 51% dos chineses mencionaram a disputa envolvendo as Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental como o principal obstáculo à melhora das relações.Os governos do Japão e da China tem buscado alcançar relações amigáveis em preparação às celebrações dos 40 anos de relações diplomáticas neste ano. No entanto, esta mais recente pesquisa sugere que a hostilidade entre os povos das duas nações está aumentando.
Comentários
Postar um comentário