A Rivalidade entre as nações contínua presente nos dias de hoje

Disputas militares, lutas por supremacias continentais e sequelas das relações entre colônias e metrópoles estabeleceram ao longo da história várias rivalidades entre as nações do globo.

O histórico de guerras e conflitos entre nações vem da antiguidade, a mais famosa relata o conflito entre Grécia e a Roma antiga.
 Países que dividem fronteiras costumam ter uma história de relações tumultuadas. A presença dos vizinhos, porém, é fundamental para que cada país construa sua identidade.


Esse tipo de inimizade continua presente em todas as partes do mundo, não importa o grau de desenvolvimento e riqueza das nações envolvidas, criando um ambiente hostil nos mais diversos temas, como, politico, econômico e esportivo.
Algumas rivalidades são históricas, e o sentimento de oposição é grande por parte dos cidadãos, como é o caso das rivalidades entre França x Inglaterra, Estados Unidos x México, Brasil x Argentina, Índia x Paquistão e Japão x China.

Pesquisa aponta alto índice de rejeição entre Japão e China
Uma pesquisa conduzida de forma conjunta tanto no Japão como na China revela que o sentimento anti-chinês no Japão atingiu um recorde de 84%, ao passo que o sentimento anti-japonês na China registrou 65%. A pesquisa foi realizada entre abril e maio pela organização de pesquisas sem fins lucrativos, Genron NPO no Japão, e pelo jornal estatal chinês em língua inglesa, China Daily. Foram entrevistados 1000 cidadãos japoneses e 1627 chineses.


O percentual de japoneses que possuem sentimentos negativos com relação à China subiu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, atingindo o mais alto nível desde que a pesquisa foi iniciada em 2005.
Setenta por cento dos entrevistados japoneses e 51% dos chineses mencionaram a disputa envolvendo as Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental como o principal obstáculo à melhora das relações.

Os governos do Japão e da China tem buscado alcançar relações amigáveis em preparação às celebrações dos 40 anos de relações diplomáticas neste ano. No entanto, esta mais recente pesquisa sugere que a hostilidade entre os povos das duas nações está aumentando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio