Por que o japonês trabalha tanto?

O ambiente de trabalho nas empresas japonesas é altamente estressante devido ao ritmo acelerado para atingir as metas de produção, fazendo com que o funcionário trabalhe toda sua jornada em estado de grande pressão psicológica.

As cobranças por desempenho e produtividade com qualidade no serviço são constantes, além disso, também existe a competição interna para atingir uma ascensão na escala hierárquica das organizações, onde é levado muito em conta o desempenho e dedicação ao trabalho.
líderes nas empresas japonesas cobram resultados
Todos esses fatores estão causando diversas doenças físicas e principalmente mentais, alertando as autoridades japonesas para o número recorde de afastamentos de trabalho.
Dados do Ministério do Trabalho dão conta que 325 pessoas afastaram-se do trabalho por depressão ou outras condições mentais, de abril de 2011 a março de 2012. O número está 17% acima dos dados do ano anterior, outro fato alarmante é de que 66 pessoas cometeram suicídio ou tentaram se matar.

Em relação à faixa etária, 112 pessoas estavam na faixa dos 30 anos e 69 pessoas estavam na faixa dos 20 anos.
A causa mais comum foi carga excessiva de trabalho ou mudança na atribuição de tarefas, com 16%. A segunda causa mais comum foi acidente ou desastre grave, com 15%, bullying e assédio ficaram na terceira posição com 12%.

linha de produção em empresa japonesa

Devido a crise econômica mundial, o país ainda passa por um período de recessão, e o corte nas despesas das empresas foi grande. As contratações agora estão em número bem reduzido, consequentemente diminuíram os investimentos em treinamento e integração de novos funcionários, fazendo com que o novo funcionário entre direto na linha de produção, mesmo com menos treinamento, acabam desempenhando as mesmas tarefas e cobranças dos funcionários mais experientes. Sem estar habituado a esse sistema rígido e estressante, cada vez mais jovens estão apresentando doenças mentais,
O Ministério do Trabalho preocupado com os números crescentes, já divulgou os dados para as empresas e sindicatos, no intuito de rever os métodos e processos de produção, dando maior atenção aos trabalhadores.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio