Comportamento de animais domésticos serve de alerta para terremotos

O número de animais de estimação no Japão é muito alto, eles ocupam um lugar privilegiado na casa e no coração de casais sem filhos ou idosos que moram sozinhos.

Para o biólogo inglês Rupert Sheldrake, os animais de estimação, principalmente os cachorros, devido às relações mais afetivas e a maior proximidade com os homens, desenvolvem uma forma de projetar uma perceptividade humana ou mesmo sobre-humana, alertando-as sobre perigo pois eles tem um pressentimento e anteveem a ocorrência de desastres naturais.


Baseando-se nessas teorias, o governo municipal da cidade de Susaki, na província de Kochi, está considerando um critério especial como alerta de um grande terremoto que implica em informar os moradores sobre o comportamento anormal dos animais, tais como o ruído de galinhas ou gatos que não voltam para casa, e principalmente o comportamento inquieto dos cachorros.

Embora não esteja provado cientificamente que estes eventos estejam diretamente ligados à ocorrência de um grande terremoto e de tsunamis, é quase inegável que as pessoas os tenham observado em várias oportunidades antes de fortes terremotos no Japão.

E apesar de que esses dados não possam ser utilizados como base para um alerta de evacuação ou serem incluídos na mesma lei de prevenção de desastres, o prefeito de Susaki, Yoshihito Myojin, disse que os moradores podem tomar medidas para evacuação quando for divulgada informações sobre o comportamento dos animais.

No terremoto de 9 graus ocorrido em março do  ano passado, um tsunami com ondas de até 3,2 metros de altura atingiu a cidade situada na costa do Pacífico na ilha de Shikoku e aproximadamente 16 edifícios foram inundados.


Vários relatos de moradores que sobreviveram ao grande desastre comprovam a tese de Sheldrake, contando que seus bichinhos ficaram muito agitados alguns minutos antes do terremoto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio