Tailândia moderniza transporte ferroviário


O Japão é sinônimo de eficiência e qualidade nos serviços ferroviários e os técnicos japoneses são requisitados em várias partes do mundo, para o desenvolvimento do sistema de trens, metrô e principalmente dos trens de alta velocidade, o popular trem bala.



A Tailândia aprovou o primeiro projeto de construção de uma ferrovia de alta velocidade que irá cobrir as principais regiões do país a partir da capital Bangkok.

A viabilização do projeto deveu-se graças ao investimento dos japoneses na construção e exploração do serviço, que deverá ser concluído até o ano de 2022. Uma das principais propostas inclui a rota entre Bangkok e Chiang Mai, a maior cidade do norte da Tailândia, que tem um trecho de 745 km, e com o trem de alta velocidade, o percurso será feito em menos de quatro horas.

Com este plano, o governo da Tailândia objetiva um aumento drástico na proporção do uso de ferrovias para o transporte público, indo dos atuais 2% para os 80%.

Segundo o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento da Tailândia, devido aos sucessivos aumentos no preço do combustível em anos recentes, o governo tailandês está revendo investimentos na malha ferroviária, que foi deixada de lado durante anos. Ou seja, o governo está voltando os olhos para o transporte ferroviário, vendo o potencial do trem de alta velocidade para o investimento na Tailândia. O serviço de trens de alta velocidade é considerado altamente competitivo com o transporte aéreo, particularmente para distâncias entre 600 e 700 km.

Este plano também parcialmente liga as políticas dos partidos, antecipando que o trem de alta velocidade irá trazer progresso econômico e social, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos.

trem tailandês

O trem de alta velocidade é um dos modelos de transporte mais convenientes, mas o seu alto custo inevitável; e sem acordos de parcerias internacionais, o projeto jamais sairia do papel.

O Japão tem experiência em relação a investimento em sistemas ferroviários e vagões na Tailândia, especialmente no sistema de metrô de Bangkok, que também recebeu apoio financeiro japonês.

O Brasil também tem um projeto de trem de alta velocidade, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, mas devido a entraves políticos e à falta de definição de um sistema a ser adotado, o projeto ainda engatinha.

Durante décadas, o governo brasileiro praticamente abdicou de investir no transporte ferroviário. Vários vagões estão apodrecendo, abandonados nos pátios das companhias, também milhares de quilômetros de trilhos estão abandonados, tomados pelos matos que invadem as ferrovias.

Nos últimos anos, o investimento foi todo no transporte rodoviário, várias entradas foram abertas e nenhum centavo aplicado em ferrovias.
O Brasil deveria seguir o exemplo da Tailândia, um país bem mais economicamente inferior ao Brasil, mas com projetos de modernização arrojados, que irão melhorar consideravelmente a qualidade do transporte de massa.


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