Tailândia moderniza transporte ferroviário
O
Japão é sinônimo de eficiência e qualidade nos serviços ferroviários e os
técnicos japoneses são requisitados em várias partes do mundo, para o
desenvolvimento do sistema de trens, metrô e principalmente dos trens de alta
velocidade, o popular trem bala.
A
Tailândia aprovou o primeiro projeto de construção de uma ferrovia de alta
velocidade que irá cobrir as principais regiões do país a partir da capital
Bangkok.
A
viabilização do projeto deveu-se graças ao investimento dos japoneses na
construção e exploração do serviço, que deverá ser concluído até o ano de 2022.
Uma das principais propostas inclui a rota entre Bangkok e Chiang Mai, a maior
cidade do norte da Tailândia, que tem um trecho de 745 km, e com o trem de alta
velocidade, o percurso será feito em menos de quatro horas.
Com
este plano, o governo da Tailândia objetiva um aumento drástico na proporção do
uso de ferrovias para o transporte público, indo dos atuais 2% para os 80%.
Segundo
o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento da Tailândia, devido aos
sucessivos aumentos no preço do combustível em anos recentes, o governo
tailandês está revendo investimentos na malha ferroviária, que foi deixada de
lado durante anos. Ou seja, o governo está voltando os olhos para o transporte
ferroviário, vendo o potencial do trem de alta velocidade para o investimento
na Tailândia. O serviço de trens de alta velocidade é considerado altamente
competitivo com o transporte aéreo, particularmente para distâncias entre 600 e
700 km.
Este
plano também parcialmente liga as políticas dos partidos, antecipando que o
trem de alta velocidade irá trazer progresso econômico e social, tanto nas
áreas urbanas como nas rurais, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos.
trem tailandês |
O
trem de alta velocidade é um dos modelos de transporte mais convenientes, mas o
seu alto custo inevitável; e sem acordos de parcerias internacionais, o projeto
jamais sairia do papel.
O
Japão tem experiência em relação a investimento em sistemas ferroviários e
vagões na Tailândia, especialmente no sistema de metrô de Bangkok, que também
recebeu apoio financeiro japonês.
O
Brasil também tem um projeto de trem de alta velocidade, ligando São Paulo ao
Rio de Janeiro, mas devido a entraves políticos e à falta de definição de um
sistema a ser adotado, o projeto ainda engatinha.
Durante
décadas, o governo brasileiro praticamente abdicou de investir no transporte
ferroviário. Vários vagões estão apodrecendo, abandonados nos pátios das
companhias, também milhares de quilômetros de trilhos estão abandonados,
tomados pelos matos que invadem as ferrovias.
Nos
últimos anos, o investimento foi todo no transporte rodoviário, várias entradas
foram abertas e nenhum centavo aplicado em ferrovias.
O
Brasil deveria seguir o exemplo da Tailândia, um país bem mais economicamente
inferior ao Brasil, mas com projetos de modernização arrojados, que irão
melhorar consideravelmente a qualidade do transporte de massa.
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