É Possível prever terremotos?


Na semana passada um tribunal italiano julgou e condenou sete especialistas em terremotos por homicídio culposo. O crime foi causado pelo fornecimento a residentes, de um documento considerado pelos mesmos como sendo uma declaração de segurança, antes do terremoto fatal na cidade de L'Aquila em 2009. Cada um dos especialistas recebeu uma sentença de seis anos de prisão.

Especialistas italianos são condenados

Segundo Noboru Yamazaki, do Centro de Sismologia do Japão, a condenação dos especialistas foi controversa. "Antes do terremoto de 2009, que matou mais de 300 pessoas, o comitê italiano de avaliação de riscos em desastres disse que, apesar dos pequenos tremores que atingiam aquela região, um grande terremoto seria improvável. A decisão do tribunal responsabiliza os membros do comitê pelo fornecimento de informação imprecisa. Mas especialistas do mundo inteiro criticaram este veredicto. Segundo eles, responsabilizar cada um dos especialistas por seus comentários pode acabar reprimindo sua liberdade de expressão e de discussão. A Sociedade de Sismologia do Japão emitiu uma declaração com um conteúdo parecido em nome do presidente da organização.” 


Segundo Yamazaki os estudos científicos sobre esse assunto começaram há 50 anos, mas cada vez fica mais óbvio que o mecanismo dos terremotos é tão complicado que fica difícil prevê-los. O terremoto fatal que atingiu a região de Kobe em 1995 provou essa dificuldade. Os especialistas também não conseguiram prever o enorme terremoto que atingiu o nordeste do Japão no dia 11 de março do ano passado. 


Yamazaki explica que as pesquisas sobre a avaliação de riscos de terremoto a médio e a longo prazo, num período de várias décadas, têm feito progresso em anos recentes. Mais pesquisas vão provavelmente permitir que os cientistas sejam mais exatos também em suas previsões sobre a escala dos terremotos. Contudo, muitos pesquisadores acreditam que a ciência hoje ainda não tem como dizer exatamente quando ou onde um terremoto vai acontecer. O importante é como utilizar a avaliação de risco nos esforços de preparação para um desastre, entendendo ao mesmo tempo as limitações da ciência.

Yamazaki prossegue lembrando que estamos lidando com um fenômeno natural, por isso é impossível fazer uma previsão 100% exata. Os cientistas precisam deixar claro que o que dizem envolve um certo grau de incerteza e diferenças em significado. Nossa sociedade precisa ser sábia o suficiente para utilizar as pesquisas e a visão dos cientistas sobre as preparações para desastres naturais e, ao mesmo tempo, permanecer ciente dessas incertezas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão