Como os países subdesenvolvidos lidam com a questão da educação
O Malawi é um pequeno país
da África que faz fronteira com a Tanzânia, Moçambique e Zâmbia.
Segundo relatório do FMI, no
ano de 2005, foi considerado o país mais pobre do mundo.
Sua economia baseia-se
principalmente na agricultura, que não consegue se desenvolver plenamente
devido ao clima árido. O IDH (índice de desenvolvimento humano) é baixíssimo, e
a taxa de mortalidade infantil e analfabetismo alcançam altos índices.
Vilarejo no interior do Malawi |
Apesar das grandes
dificuldades na área da educação, o país ganhou notoriedade ao vencer
recentemente o Prêmio Japão, concurso internacional patrocinado pela NHK (Rede
de Televisão Japonesa). O Prêmio Japão abrange a divisão de propostas para a
televisão, objetivando premiar relevantes propostas de programas educacionais
televisivos de uma organização em cujo país ou território de origem, a produção
de programas é difícil.
O idealizador da proposta
vencedora foi o professor Caleb Muchungu, do Instituto de Educação de Malawi,
com a proposta intitulada, “Nossa televisão é uma caixa de papelão”.
Segundo Muchungu, o prêmio
servirá de estimulo aos educadores de Malawi para descobrir métodos
educacionais para ajudar os alunos a desenvolverem o interesse na escola,
usando materiais que estão ao seu alcance, já que o país não dispõe de recursos
didáticos apropriados.
Televisão feita de papelão |
Muchungu iniciou o trabalho
fazendo uma pesquisa para um programa de vídeo em escolas no interior do país,
onde as condições de vida são mais precárias ainda. Ele relata que em uma
determinada escola em uma região muito carente onde não havia energia elétrica,
comenta com os alunos o vídeo que estava produzindo, mesmo sabendo que a
maioria ali nunca tinha visto uma televisão de perto e ficou surpreso quando um
aluno disse que tem uma televisão. Ele imaginou como eles tinham televisão se
no vilarejo não há energia elétrica. O aluno então trouxe uma televisão feita
de papelão, e disse – essa é nossa televisão. Foi assim que surgiu a idéia para o vídeo.
A produção do vídeo foi
elaborada baseando-se na criatividade de professores e alunos, usando diversas
habilidades em sala de aula. Para produzir materiais didáticos eles usam até
mesmo materiais usados e descartados que eles mesmo coletam, tais como papeis ,
cascas de ovos e latas vazias. Alguns exemplos são a preparação da televisão de
papelão, mostrar como uma maquina a vapor funciona usando cascas de ovos ou
mesmo usar papeis para fazer um modelo
de um caixa eletrônico.
Após a conclusão do
trabalho, o programa foi transmitido pela TV em Malawi e foi muito bem
recebido, além disso, muitas pessoas requisitaram o programa para ser exibido
em outras regiões e até mesmo em outros países.
Muchungu disse que não
esperava tamanha repercussão do programa mas se diz muito recompensado pelo
trabalho ter surtido o efeito esperado, ou seja, despertar a criatividade dos
alunos, e espera agora com os incentivos financeiros alcançados pelo Prêmio
Japão, melhorar as condições nas escolas do Malawi.
Comentários
Postar um comentário