Patas Solidárias


Ter contato com um animal é muito mais do  que ter a companhia de um ser que não  pede  anda em troca. O tempo que se  dedica aos bichinhos é quase como uma terapia, pois brincando e “conversando” com  eles, nos desligamos  dos problemas. Quem  tem um animal de estimação conhece  a sensação  de chegar em casa  depois  de um dia exaustivo de trabalho e ser recebido com festa. Isso deixa qualquer  um mais feliz!


A sensação de alegria nesses momentos  libera endorfina, um hormônio capaz  de  relaxar, colaborar com o bem-estar,  controlar a pressão sanguínea  e melhorar  o sono.  Por isso, algumas pessoas,  mesmo  que  inconscientemente, se dedicam tanto aos  animais  e  se sentem melhor  com  esse contato.

Mas você  sabia que  além de nos acalmar, divertir, dar carinho e fazer companhia,  os  bichinhos de estimação podem desempenhar um  papel  muito nobre, ajudando as  pessoas?

Pet  Cidadão

Em 1998, o zootecnista Alexandre Rossi, o Dr. Pet, criou a  empresa  Cão Cidadão, que visa  melhorar  a  qualidade de vida dos  animais a  partir  da melhora  no comportamento  e adestramento.  No mesmo ano,  com  vontade de ajudar as  pessoas que  passavam  por tratamento  médico, o Cão  Terapeuta  foi incluído entre os  projetos  sociais  da  empresa.

Alexandre Rossi, o Dr. Pet

Segundo a coordenadora, Tatiane Ichitani, os pacientes que recebem a visita  dos cães se sentem acolhidos, recebem carinho e atenção, sentimentos que ao  longo  do tratamento  não  acontecem com  freqüência. “Os médicos  que acompanham as crianças e idosos nos tratamentos contam que, desde que  os cães passaram  a fazer parte da  rotina  do  hospital,  os pacientes apresentam uma  melhora na autoestima e no humor”, conta.

Nesses  14 anos de  projeto, Tatiane  acompanhou  de perto  histórias de  superação, porém,entre todas,  uma  é especial: “lembro que, em um dos  hospitais que  íamos, tinha uma garotinha com paralisia cerebral  que apresentava dificuldade  de  se concentrar  e prestar  atenção  em  qualquer coisa por muito  tempo.  Quando  nosso cão passou  a visita-la, a melhora foi  visível, tanto que ela começou, inclusive, a prestar atenção nos  cães  que  passavam  na rua”, emociona-se  ao  lembrar.


Para  ser  Pet Cidadão e visitar hospitais,  creches, asilos e orfanatos, os cachorros precisam se enquadrar em alguns pré-requisitos,  como:

-Ser dócil e confiante;
-Gostar de receber e  dar carinho;
-Estar  vacinado  e  vermifugado;
-Ter  mais  de 2  anos  de  idade;
-Ser  castrado.

Além disso, para garantir  o  bem-estar dos visitados  e do  próprio cão, o animal  recebe  um treinamento especial, realizado  por  uma equipe de  profissionais, onde aprende  a  se  comportar   de maneira sutil  e  a fazer alguns truques para divertir as  pessoas.

Nesse treinamento, também  são  realizados  vários   testes de comportamento,  que  determinarão  se o cachorro está  apto ou  não  para ser  um  Cão Terapeuta.  Para  saber mais,  acesse: www.caocidadao.com.br


Fonte:Organização  Cão Cidadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio