Japão poderá ter escassez de mão de obra no setor nuclear

O trabalho de desativação dos reatores da usina nuclear Fukushima 1 continua avançando devagar desde o acidente nuclear causado pelo terremoto e tsunami de março do ano passado. Mas outro problema veio à tona. O Japão poderá manter certo número de usinas nucleares funcionando no futuro ou desativar todos os reatores e abandonar por completo a energia nuclear? Mas em ambos os casos o país vai precisar de mão de obra. Será que o Japão vai conseguir o número necessário de engenheiros no futuro? Especialistas no setor preveem uma possível falta de mão de obra no setor da energia nuclear do Japão.


O Fórum Industrial de Energia Atômica do Japão ajuda o setor nuclear a recrutar seu pessoal. Contudo, houve uma queda no número de estudantes interessados em trabalhar neste setor, algo perceptível nas feiras de empregos realizadas em universidades do Japão. No passado o setor nuclear era visto como uma arma no combate ao aquecimento global, com potencial de exportação. Muitos estudantes tinham interesse em trabalhar nessa área. No entanto, depois da crise do ano passado em Fukushima, o número de candidatos nas feiras de empregos organizadas por companhias relacionadas ao setor nuclear caiu em três quartos.

Fukushima 1

A Universidade de Tecnologia de Fukui é uma das instituições prejudicadas por uma queda significativa no número de candidatos. A província de Fukui tem a maior concentração de usinas nucleares do Japão, e a universidade é famosa pelo número de formandos desse setor, que depois vão trabalhar no setor nuclear em diversas partes do país. Mas desde a crise nuclear do ano passado, o número de estudantes que se candidataram ao curso do Departamento de Tecnologia Nuclear Aplicada caiu em 50%.

Koichi Kitazawa, responsável pelo curso de Tecnologia Nuclear da Universidade de Fukui, presidiu um painel independente criado para investigar o acidente nuclear da usina Fukushima 1. Ele acredita que o povo japonês tenha atualmente uma percepção negativa da energia nuclear, e que os estudantes não possam mudar essa percepção, o que por sua vez influencia a decisão sobre o curso que vão fazer, resultando no declínio no número de candidatos ao estudo da energia nuclear. Segundo Kitazawa, se o governo não apresentar seus planos para o futuro, ninguém poderá saber o que esperar do setor nuclear do Japão.

As tecnologias de energia nuclear e de radiação não são utilizadas apenas na geração de energia, mas também em vários setores, incluindo serviços médicos e desenvolvimento espacial. 

Segundo Kitazawa, será necessário implementar medidas para garantir a formação de mão de obra também para esses setores.

Fonte: NHK WORLD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio