Bases americanas em Okinawa

O dia 15 de agosto marca o sexagésimo sétimo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Mesmo após todos esses anos, muitas questões relativas à guerra continuam ocupando as manchetes.


 Os Estados Unidos têm bases militares por todo o Japão, mas em termos de área, mais de 70% das bases se concentram na província de Okinawa.

Existe um total de 83 bases e outras instalações militares dos Estados Unidos no Japão como resultado do Tratado de Segurança Nipo-Americano. Esse tratado permite que as forças americanas tenham bases no Japão em troca da promessa dos Estados Unidos de proteger o território japonês na eventualidade do Japão sofrer algum ataque.

Dessas instalações militares, 32 se localizam em Okinawa. A longa ocupação americana de Okinawa é um dos motivos do grande número de bases. Os Estados Unidos ocuparam o Japão por sete anos após o fim da Guerra do Pacífico em 1945. Contudo, a ocupação de Okinawa continuou por outros 20 anos.

Outro motivo é que a província de Okinawa é muito importante para as forças americanas em termos geográficos. A partir de Okinawa, as forças americanas podem cobrir uma extensa área que vai até a Rússia no norte, a China no leste e o sudeste asiático no Sul.

O povo de Okinawa se revolta contra as bases militares dos Estados Unidos.

Os governos do Japão e dos Estados Unidos pretendem transferir a Base Aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, que se situa numa área densamente povoada da principal ilha de Okinawa para um local mais ao norte na mesma ilha. Contudo, as pessoas em Okinawa são contra o plano, dizendo que a base deveria ser transferida para fora da província.
base americana em Okinawa

Isso porque a insatisfação no tocante às bases se deve ao fato de muitos japoneses terem sido mortos quando as forças americanas entraram em Okinawa 67 anos atrás, nos últimos meses da guerra. Acredita-se que um quarto da população tenha morrido.

Além disso, há a questão do ruído, da poluição sonora resultante dos exercícios militares dos Estados Unidos, particularmente no caso da Base Aérea de Futenma, que fica no meio de uma área residencial.

Em 2004, um helicóptero militar dos Estados Unidos caiu numa universidade da vizinhança. Nenhum estudante ou residente se feriu, mas o acidente fez lembrar os perigos de se ter uma base militar nas proximidades.

Além disso, existe o problema dos frequentes crimes cometidos pelos soldados americanos e outros funcionários militares dos Estados Unidos. Em 1995, um estupro de uma menina de 12 anos de idade por três militares americanos revoltou a população. O incidente acendeu o movimento em prol da redução do número de bases americanas.

O povo de Okinawa se opõe ao plano, e a história de Okinawa e sua ligação com as bases estão por trás desse sentimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio