Dilemas que o Japão enfrentará para o descarte de combustível nuclear


O acidente na usina Fukushima 1 em março do ano passado desencadeou um amplo e variado debate sobre o futuro da energia nuclear no Japão. Ainda está em curso a discussão, que envolve largas parcelas da população. O governo pretende anunciar no mês que vem uma decisão quanto a abandonar ou continuar a utilizar a energia nuclear para a produção de eletricidade.



Segundo, a opinião do professor Kazuhiro Ueta, da Escola de Pós-Graduação em Economia da Universidade de Kyoto, que é um especialista em economia ambiental, um cuidado especial é necessário para descartar o combustível nuclear gasto por se acreditar que estes resíduos permanecem altamente radioativos por 100 mil anos ou mais. O descarte de combustível nuclear gasto é uma questão de grande importância para decidir o índice futuro da dependência do país em relação à energia nuclear na produção de eletricidade

"No que se refere ao descarte de resíduos industriais em geral, o Japão tem métodos e locais definidos. Já quanto ao combustível nuclear gasto, não se definiu ainda nenhum método concreto."



"Antes do acidente de Fukushima, em 2011, o Japão tinha 54 reatores em funcionamento, e grande parte do combustível usado naqueles reatores permanece nas próprias usinas. É necessário encontrar um destino para este combustível usado, pois está se esgotando a capacidade das instalações em que está armazenado o combustível."

"O Japão tem uma política especial a respeito do reprocessamento de combustível gasto. Ela prevê que o plutônio seja extraído do combustível nuclear gasto e então misturado com urânio para a sua reciclagem como combustível nuclear. Só que este sistema não está funcionando na prática."

"Além disso, é necessário dar um destino à enorme quantidade de lixo nuclear de alto nível que se produz durante o reprocessamento. O governo japonês planeja enterrá-lo a 300 metros ou mais de profundidade, mas ainda não definiu um local."

- Depender ou não da energia nuclear afetará de algum modo a definição de um método futuro de descarte do lixo nuclear?

"Se abandonar a energia nuclear para a produção de eletricidade, o Japão poderá então se concentrar unicamente no esforço de enterrar o combustível usado no subsolo. A razão é que não será necessário reprocessar o combustível usado para a produção de novo combustível, uma vez que se resolva o local onde ele será enterrado."

"Se o Japão continuar a usar, pelo menos em certa proporção, a energia nuclear para a produção de eletricidade, haverá duas medidas a tomar: reprocessar o combustível e enterrá-lo. Só que o país enfrentará então um novo problema, caso continue assim a depender da energia nuclear, porque a quantidade de combustível gasto continuará a aumentar. Está próxima do limite a capacidade das atuais instalações de armazenamento. Provavelmente será necessário construir novas instalações para o reprocessamento. Se o Japão enterrar no subsolo o combustível gasto, não será suficiente um único local. Serão necessários locais adicionais."


Fonte:NHK WORLD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio