Paulistanos estão utilizando mais trens e metrô


Um recente estudo elaborado pela São Paulo Transportes (SPTrans), mostra que o paulistano está deixando de usar o ônibus, que há décadas é o principal meio de transporte em São Paulo, e migrando para o trem e metrô, que tem recebido grandes investimentos na estrutura e qualidade do serviço, seguindo uma tendência mundial, onde o transporte ferroviário é o mais utilizado, pois se trata de uma forma de deslocamento rápida, pontual, eficiente e que não polui.

A queda no múmero de viagens de ônibus ainda é pequena, 0,6% em comparação com o mesmo período no ano passado, mas já é um dado animador, que mostra que com as ampliações das linhas do metrô, reforma dos trens e melhoria dos serviços da CPTM, cada vez mais os usuários de ônibus irão migrar para o transporte ferroviário.



Por outro lado, a SPTrans, tem uma previsão desanimadora, em relação aos deslocamentos utilizando o carro.

Segundo, Laurentino Siqueira, Superintendente de Planejamento de Transportes da SPTrans, explica que cerca de 3 milhões de automóveis não circulam durante a semana, pois seus donos utilizam o transporte coletivo. Com a consequente melhoria do trânsito, esses motoristas se sentirão incentivados a utilizar seus carros, e a expectativa de menos congestionamentos faz com que mais carros saiam às ruas e tudo permaneça como está hoje.


Aqui no Brasil ainda se dá mais incentivo ao transporte individual ao transporte coletivo, são inúmeras vantagens e incentivos para que o consumidor adquira um veículo novo, enquanto que o transporte coletivo é sinônimo de serviço ineficiente e destinado somente as classes mais baixas da sociedade. Ainda falta muita conscientização dos motoristas, só iremos resolver os problemas do congestionamento, optando pelo transporte coletivo, principalmente o ferroviário, que além de transportar um número maior de passageiros, não emite CO2, melhorando a qualidade do ar que respiramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio