Como o Japão enfrentará o desafio de abandonar o uso da energia nuclear


Desde o acidente na usina nuclear Fukushima 1, no ano passado, vários e intensos debates sobre o futuro da energia nuclear no país são uma constante. No mês que vem, o governo japonês deverá decidir se a nação continuará a usar a energia nuclear ou se a abandonará completamente.



Segundo, Tetsunari Iida, diretor executivo do Instituto de Políticas Energéticas Sustentáveis, "a crise de Fukushima comprovou que, em consequência de um acidente em uma usina nuclear, podem ocorrer efeitos devastadores não apenas nas áreas em torno do complexo, como no país inteiro."

"Seríamos obrigados a usar a energia nuclear se não houvesse alternativas. No entanto, tem havido um grande progresso no emprego de energias renováveis. Trata-se de fontes energéticas praticamente infinitas que se exploram sem a emissão de poluentes do ar ou a produção de lixo letal. Nestas alturas, portanto, não há nenhuma necessidade de depender da energia nuclear."

- A energia nuclear corresponde a 26% do suprimento de eletricidade do Japão, enquanto as energias solar e eólica correspondem a apenas 2% do total, excluindo-se um uso amplo da energia hidroelétrica. A energia nuclear pode realmente ser substituída por energias renováveis?



"Para a redução da dependência da energia nuclear, é da maior serventia economizar eletricidade. Hoje, é possível diminuir o uso de eletricidade sem prejudicar a qualidade de vida, graças à existência de aparelhos com reduzido consumo de força."

"No passado, áreas abastecidas pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio conseguiram uma redução aproximada de 20% no consumo de eletricidade. Houve áreas em que a queda no consumo chegou a 30%, 40%, indicando que ainda existe margem de manobra para ampliar o racionamento do uso da eletricidade."

- Círculos empresariais manifestam preocupação com a possibilidade de que um abandono da energia nuclear venha a causar uma elevação acentuada da conta de luz e que tenha efeito adverso sobre a economia. De que modo encara esta questão?

"Se for suspenso imediatamente o funcionamento de todos os reatores nucleares, as companhias de energia elétrica terão de compensar a redução no suprimento com o uso de energia termoelétrica. Com custos maiores e caso sejam obrigadas a arcar com todas as despesas, as companhias de energia elétrica terão de elevar as tarifas e algumas poderão se tornar economicamente inviáveis."

"Para ajudar a financiar os custos adicionais, o governo precisará emitir títulos públicos até que as companhias de energia elétrica se tornem capazes de abandonar inteiramente a energia nuclear. Além disso, a população terá de suportar parte dos custos extras com o pagamento de contas de luz mais altas. Mas as pessoas vão tolerar aumentos das tarifas porque a maioria é favorável a uma redução da dependência da energia nuclear."


Fonte:NHK WORLD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão