Reconhecimento do trabalho

Quem acompanha nosso blog, conhece meu trabalho para divulgar as ações sustentáveis que o Japão tem para nos ensinar, principalmente nas questões sobre o lixo.

E é um grande prazer, contatar que meu trabalho está sendo reconhecido, através da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que recentemente vem adotando algumas práticas citadas no blog.
No ano passado foi instalado o primeiro Ecoponto da cidade, um local onde a população pode levar seu lixo que não é recolhido pelos caminhões, como: móveis, lixo eletrônico, etc.

Prefeito Marco Bertaiolli na inauguração do ecoponto

Recentemente, a prefeitura assinou um convênio com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), através da Prefeitura da cidade de Toyama, cidade irmã de Mogi das Cruzes, para promover um intercâmbio de informações e técnicas de reciclagem, coleta seletiva e destino do lixo. O convênio visa também aumentar a taxa de reciclagem na cidade, que ainda é insignificante.
Outro acordo firmado, foi entre a Sabesp e outras cidades da região, visando a instalação de uma usina de incineração de lixo, pondo por fim a ideia de instalação de um aterro sanitário , que  durante anos a Prefeitura e a população lutam para evitar que projeto venha a ser aprovado.



E agora na semana passada a Prefeitura lançou uma cartilha para ser distribuída à população, com informações sobre como separar o lixo, e os dias e horários da coleta.
Parabéns a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que dá um grande passo  para melhorar a coleta e esclarecer a forma correta de separa o lixo.

Cartilhas sobre a coleta seletiva de lixo


Todas essas ações são praticadas no Japão há muito tempo, e graças a cooperação da população que cumpre as normas de separação estabelecidas pelo governo, o país é referência mundial em reciclagem e destino do lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio