Japão desenvolve material que absorve o césio

Surpreendente é o poder de reação dos japoneses frente às adversidades. Após o terremoto e tsunami em Março de 2011, várias cidades atingidas estão sendo reconstruídas em ritmo acelerado.

O maior problema, seria a descontaminação do  Césio - material radioativo proveniente da explosão da usina nuclear de Fukushima, que escoou para a agua e o solo.
Mas os japoneses, novamente mostram sua capacidade para resolver problemas:
Uma equipe de cientistas japoneses anuncia ter desenvolvido um novo tipo de material de construção capaz de filtrar a maior parte do césio radioativo de água contaminada.

regiões próximas a Fukushima, sofrem com a contaminação pelo Césio

A equipe da Faculdade de Engenharia, do campus da Universidade de Kinki em Hiroshima, aplicou um método que emprega a mesma argamassa utilizada na arquitetura japonesa tradicional.
Conhecido como shikkui, o material é uma espécie de gesso, utilizado como revestimento de tetos e paredes. Normalmente é uma mistura de cal com areia, mas a equipe de cientistas usou pó de zeólito, em vez de areia.

Zeólito é um mineral que possui estrutura porosa, e formam-se em locais onde rochas e cinzas vulcânicas reagem com água alcalina, sendo um material altamente permeável.
Zeólito
Os zeólitos são conhecidos como peneiras moleculares, referindo-se à propriedade particular destes materiais que consiste na capacidade de reter seletivamente moléculas por um processo de exclusão.

Pesquisadores afirmam que, em testes de filtragem de césio dissolvido em água, o material foi capaz de absorver mais de 99% do césio. Segundo a equipe, o material pode ser usado para o armazenamento com segurança de destroços e solo contaminado com radiação por prevenir o vazamento de substâncias radioativas.
Outra característica do novo material, é que é proveniente de fontes renováveis, pois o shikkui pode ser reaproveitado por diversas vezes, e possui nivieis bem baixos de emissão de carbono na sua produção e também gera baixo consumo de energia comparado a outros materiais semelhantes.

 Fonte: NHK WORLD

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio