Reclame menos, e mude a situação


Você já parou para pensar e contar quantas reclamações ouvimos e fazemos durante o dia?
Logo que levantamos da cama, já reclamamos porque temos que acordar cedo para trabalhar ou estudar. Ao sair de casa, reclamamos porque está frio ou calor demais.

Depois reclamamos que o ônibus está demorando ou está lotado, que o trânsito está complicado e desse jeito vamos chegar atrasado. E no trabalho, reclamamos dos colegas, do chefe e do salário que está baixo.

E as empresas, como sofrem com reclamações... Diariamente um grande número de reclamações chega a seus canais de comunicação, e seus ouvidores têm que ter muita paciência para solucionar essas questões.

Mas o que fazer para mudar essa situação? É complicado, pois já nascemos reclamando. Na hora do parto, o bebê chora reclamando por sair do aconchego do ventre materno e agora estar num ambiente estranho.

Uma dica para diminuir o número de reclamações é anotar a quantidade e os motivos de nossas reclamações durante o dia.

Com base nos dados. O próximo passo é fazer uma análise da situação que nos levaram a reclamar.

E por último, o que poderíamos ter feito para mudar a situação, evitando assim, o ato de reclamar.

Ao se deparar com uma situação que não concorda, respire fundo, analise a situação, e tente solucionar a questão de maneira ponderada, conversando com a outra pessoa, e tente passar esse ensinamento a ela.


Isso tudo não quer dizer que nos mantenhamos omissos, devemos sim, reclamar, reivindicar, mas com cautela, e ao mesmo tempo, expor soluções para as reivindicações. O simples fato de reclamar por reclamar, não faz bem para nosso corpo e alma, nossa adrenalina sobe, juntamente com um clima de tensão e aumento do nível de stress. Tudo isso faz mal, e devemos evitar situações que nos levam a esse estado.


Vamos tentar seguir essas dicas, respeitando as pessoas ao nosso redor, isso fará de você uma pessoa mais equilibrada, sensata e inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio