Ciclovias aéreas nas grandes cidades — sonho ou solução?
A falta de espaço nas grandes cidades para
construção de vias exclusivas de bicicletas é uma das desculpas mais comuns dadas pelos governantes para
justificar a letargia na promoção desse meio de transporte sustentável. Mas um grupo de arquitetos britânicos
desenvolveu um projeto que promete mandar para escanteio esse discurso.
Sem carros, sem ônibus, longe de congestionamentos e de todo e
qualquer estresse que envolve os deslocamentos diários nos grandes centros
urbanos. Garantir tudo isso é a sina do
Skycycle, uma via elevada que se assemelha à linha expressa paulistana de
ônibus “Fura Fila” – exceto por ser exclusiva para adeptos das magrelas.
A rede Skycycle seguiria
os serviços ferroviários existentes na cidade e ofereceria mais de 220
quilômetros de vias segregadas seguras, fáceis de serem acessadas em mais de
200 pontos de entrada.
Segundo os arquitetos, quase seis milhões de pessoas vivem na área
de influência da rede proposta, metade das quais vivem e trabalham a cerca de
10 minutos a pé de cada entrada.
Cada rota seria capaz de acomodar até 12 mil ciclistas por hora,
melhorando o tempo de viagem em até 29 minutos.
O sistema de transporte de Londres já está em sua capacidade
máxima e enfrenta o desafio de expandir para dar conta do ritmo de crescimento
populacional, que será da ordem de 10% na próxima década.
A prefeitura da cidade se comprometeu a investir
no transporte, e o atendimento às necessidades dos pedestres e ciclistas faz
parte do plano.
“Não obstante os benefícios ambientais e de saúde proporcionados
pelo ciclismo, a bicicleta é uma forma de uso mais eficiente do espaço limitado
de Londres”, dizem os arquitetos na página oficial do projeto. “A abordagem Skycycle é revolucionária, e tem
aplicações potenciais em cidades ao redor do mundo”, complementam.
Durante a última década, o ciclismo cresceu 70 por cento em
Londres. No entanto, a bicicleta é o meio usado em apenas 2% de todas as
viagens, mas é responsável por 20 por cento das mortes e acidentes graves nas
estradas. Com o Skycycle, é possível
reforçar um fator chave para estimular o ciclismo, a segurança.
Os primeiros estudos para implantação do sistema indicam que o Skycycle teria um custo muito menor do
que a construção de novas estradas e túneis para o transporte rodoviário, de
acordo com os estúdios.
Além disso, segundo os arquitetos, a via suspensa ajudaria a
valorizar áreas de pouco apelo imobiliário, proporcionando oportunidades de
desenvolvimento para empresas ao longo do percurso.
A equipe de arquitetos diz que vai continuar a desenvolver os
cenários potenciais. O projeto já foi apresentado para o GLA , TfL e Network
Rail, empresa que administra o metrô londrino, bem como para desenvolvedores e especialistas
no assunto.
Fonte: Exame Meio Ambiente e Energia
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