O que é Greenwashing
Todo mundo já deve ter
ouvido falar em produtos ecologicamente corretos, livres de CFC, 100% naturais
e outros adjetivos que compõem o chamado Marketing Verde, que é o investimento
em ações que podem gerar imagem positiva para a empresa por sua atuação real em
favor do meio ambiente.
Mas será que alguém já parou
para pensar se todos esses produtos que se vinculam a Economia Verde, realmente
cumprem o que os rótulos prometem?
Um novo termo adotado
ultimamente no mundo corporativo é o Greenwashing,
que seria uma espécie de maquiagem verde. É um termo inglês utilizado por uma
organização (empresa, governo, etc.) com o objetivo de dar à opinião pública
uma imagem ecologicamente responsável
dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização. Neste
caso, a organização tem, porém, uma atuação contrária aos interesses e bens
ambientais.
Muitos oportunistas,
aproveitando o momento da sustentabilidade em alta, procuram associar seus
produtos a atribuições de práticas de responsabilidade ambiental duvidosas e
oportunistas, sem critérios claros que respaldem suas pretensões
ambientalistas, ou ainda, através da apresentação de símbolos e apelos visuais
que podem induzir o consumidor a conclusões erradas sobre o produto ou serviço
que deseja comprar.
A prática do Greenwashing é
comumente observada nos rótulos das embalagens que contém, pelo menos, um apelo
ecológico, tais como:
- Falta de provas – ex.
xampu, sabão ou detergente que clama serem organicamente certificados, mas sem
certificação verificável. Dizem-se “ambientalmente correto”, mas não
especificam os fatos em são baseados.
- Incerteza – se refere às
expressões que provocam dúvida no consumidor, como o termo, “material
reciclado”, que não indica, exatamente, a porcentagem do produto que foi feita
do reaproveitamento de materiais.
- Irrelevância – se refere
aos rótulos de produtos que indicam uma qualidade que, na verdade, possui
beneficio ambiental quase nulo.
- Malefícios esquecidos –
ex. equipamento eletrônico eficiente energicamente, mas que contém materiais
prejudiciais.
- Mentira – indica
embalagens que contém declarações totalmente falsas, que clamam serem
certificados por um padrão ambiental reconhecido (Ecologo, Energy Star, etc.)
Outra forma de Greenwashing
são empresas que declaram ser comprometidas a ações sociais, desenvolvendo
trabalho junto a instituições filantrópicas, mas que na realidade, sua
participação é mínima, apenas com doações eventuais.
Para diminuir o número de
vítimas do Greenwashing, é preciso ficar sempre atento aos rótulos dos
produtos, procurando os selos oficiais das entidades comprometidas com a
responsabilidade sócio-ambiental. Entre elas: o Procel, de economia de energia,
e o FSC, que atesta os produtos que não contribuem para o desmatamento das
florestas.
Oi Clovis, agradeço pelo post, de fato, propaganda há muita, o que falta é prática.
ResponderExcluirUm abraço!!