Japão intensifica investimentos no Mexico


O chanceler japonês, Fumio Kishida, irá visitar o México e dois países da América do Sul por uma semana a partir de domingo. Ele objetiva fortalecer os laços econômicos entre o Japão e esses países.


Antes da visita do chanceler, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, esteve no Japão no dia 7 de abril, quando enfatizou a importância da expansão do investimento japonês em seu país para viabilizar o crescimento econômico sustentável do México. 

O México já assinou acordos de parceria econômica e de livre-comércio com 44 países, incluindo o Japão. Além disso, o México é um país atraente para os investidores japoneses, uma vez que a mão de obra é oito vezes mais barata em comparação aos Estados Unidos. 


O investimento do Japão no México vinha aumentando particularmente no setor automotivo. Grandes montadoras do Japão anunciaram, seguidamente em 2011 e 2012, investimentos que fariam no México.

 Segundo, a professora Melba Falck Reyes, da Universidade de Guadalajara, 

 investir no México ficou muito mais fácil após um acordo de parceria econômica entre os dois países entrar em vigor em 2005.




Empresas japonesas com subsidiárias no México hoje consideram o país como uma base de exportação para o crescente mercado latino-americano. Além disso, empresas japonesas que já operam na América do Norte também estão começando a investir no México.O investimento japonês beneficia o México, porque ele se concentra no setor automotivo. Isto é importante para ajudar a desenvolver ainda mais a indústria automobilística do México, que atualmente é o oitavo maior produtor e o quarto maior exportador de veículos do mundo. 

Pode-se dizer que estas posições são graças ao investimento vindo do exterior. Hoje o México produz cerca de três milhões de unidades por ano. Três importantes montadoras japonesas, a Honda, a Nissan e a Toyota, produzem cerca de 27% dos veículos fabricados no México.O investimento das grandes montadoras japonesas também resultou na entrada de fabricantes de autopeças no México.

 Por exemplo, a entrada da Nissan no mercado mexicano trouxe também cerca de 50 fabricantes de autopeças ao país. Isso resultou numa competição entre as empresas locais e os empreendimentos japoneses com suas técnicas avançadas, o que levou as empresas mexicanas a melhorarem suas técnicas. Este ciclo beneficia o México.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio