Disneylândia de Tóquio completa 30 anos
Ontem, dia 15
de abril, comemorou-se o aniversário de 30
anos da Disneylândia de Tóquio, o primeiro parque temático do Japão que, desde
sua inauguração nunca deixou de atrair um número extraordinário de visitantes.
Junto com o DisneySea, parque vizinho inaugurado em 2001, o número anual de
visitantes ultrapassa 20 milhões de pessoas, tendo no ano passado atingido o
maior número até agora: 27,5 milhões de visitantes. Os dois parques da Disney,
juntos, estão em primeiro lugar em número de visitantes no Japão.
Segundo, Manabu Onuki, professor da Faculdade de Administração
de Empresas da Universidade Seitoku, em Tóquio, as razões do contínuo sucesso
da Disneylândia de Tóquio, são várias.
"O
primeiro motivo foi a época em que o parque foi inaugurado, cerca de sete anos
depois que o Japão havia passado de uma sociedade industrial para uma sociedade
pós-industrial. Na época, muitas pessoas buscavam enriquecer suas mentes, e eu
acredito que a Disneylândia de Tóquio pode ter preenchido essa lacuna."
Segundo Onuki, o segundo motivo do sucesso do
parque seria sua boa localização. Ele explica que qualquer parque temático
necessita de visitantes, e a Grande Tóquio tem uma população de cerca de 32,5
milhões de habitantes, o que provê o parque com um grande número de pessoas que
voltam várias vezes ao local.
O professor prossegue descrevendo a estratégia de
gestão do parque como o terceiro motivo de seu sucesso. Segundo ele, a maneira
como os lucros são utilizados é muito importante. A Disneylândia de Tóquio
conseguiu gerar enormes lucros e aplicá-los em novos brinquedos para o parque.
Será que o parque vai continuar fazendo sucesso?
Segundo Onuki, uma empresa pode parar de crescer
em algum momento se não tiver uma estratégia de crescimento. Para isso, um
parque temático pode expandir seus negócios para outras áreas, utilizando o
conhecimento adquirido, ou pode adicionar novos negócios no próprio local do
parque. Outra maneira de crescer é inventar novas maneiras de apresentar o
parque. Um exemplo é a moda atual de jovens irem ao parque vestidas de
princesas. A operadora do parque pode ceder o local para esse tipo de
brincadeira usando fantasias. Com a criação de novas campanhas, o parque pode
atrair novos tipos de clientes.
O que outras empresas podem aprender com a Disneylândia de Tóquio?
Segundo Onuki, a Disneylândia emprega um número
pequeno de funcionários efetivos. A empresa é bem sucedida por utilizar mais de
12 mil empregados temporários ou em regime de meio-período. O professor explica
que a empresa usa as iniciais SCSE, em inglês, para definir em quatro palavras a
política de trabalho para todos os seus empregados, sejam efetivos ou
temporários: Segurança, Cortesia, Show e Eficiência, nesta ordem de
importância. Os trabalhadores podem então oferecer um alto padrão de serviço
decidindo, por conta própria, o que é o mais importante.
Onuki acredita que outras empresas no setor de
serviços teriam muito a aprender com este conceito.
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