Disneylândia de Tóquio completa 30 anos


Ontem, dia 15 de abril, comemorou-se o aniversário de  30 anos da Disneylândia de Tóquio, o primeiro parque temático do Japão que, desde sua inauguração nunca deixou de atrair um número extraordinário de visitantes. Junto com o DisneySea, parque vizinho inaugurado em 2001, o número anual de visitantes ultrapassa 20 milhões de pessoas, tendo no ano passado atingido o maior número até agora: 27,5 milhões de visitantes. Os dois parques da Disney, juntos, estão em primeiro lugar em número de visitantes no Japão.




Segundo,  Manabu Onuki, professor da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Seitoku, em Tóquio, as razões do contínuo sucesso da Disneylândia de Tóquio, são várias.

 "O primeiro motivo foi a época em que o parque foi inaugurado, cerca de sete anos depois que o Japão havia passado de uma sociedade industrial para uma sociedade pós-industrial. Na época, muitas pessoas buscavam enriquecer suas mentes, e eu acredito que a Disneylândia de Tóquio pode ter preenchido essa lacuna."



Segundo Onuki, o segundo motivo do sucesso do parque seria sua boa localização. Ele explica que qualquer parque temático necessita de visitantes, e a Grande Tóquio tem uma população de cerca de 32,5 milhões de habitantes, o que provê o parque com um grande número de pessoas que voltam várias vezes ao local.

O professor prossegue descrevendo a estratégia de gestão do parque como o terceiro motivo de seu sucesso. Segundo ele, a maneira como os lucros são utilizados é muito importante. A Disneylândia de Tóquio conseguiu gerar enormes lucros e aplicá-los em novos brinquedos para o parque.


Será que o parque vai continuar fazendo sucesso?

Segundo Onuki, uma empresa pode parar de crescer em algum momento se não tiver uma estratégia de crescimento. Para isso, um parque temático pode expandir seus negócios para outras áreas, utilizando o conhecimento adquirido, ou pode adicionar novos negócios no próprio local do parque. Outra maneira de crescer é inventar novas maneiras de apresentar o parque. Um exemplo é a moda atual de jovens irem ao parque vestidas de princesas. A operadora do parque pode ceder o local para esse tipo de brincadeira usando fantasias. Com a criação de novas campanhas, o parque pode atrair novos tipos de clientes.



O que outras empresas podem aprender com a Disneylândia de Tóquio?

Segundo Onuki, a Disneylândia emprega um número pequeno de funcionários efetivos. A empresa é bem sucedida por utilizar mais de 12 mil empregados temporários ou em regime de meio-período. O professor explica que a empresa usa as iniciais SCSE, em inglês, para definir em quatro palavras a política de trabalho para todos os seus empregados, sejam efetivos ou temporários: Segurança, Cortesia, Show e Eficiência, nesta ordem de importância. Os trabalhadores podem então oferecer um alto padrão de serviço decidindo, por conta própria, o que é o mais importante.

Onuki acredita que outras empresas no setor de serviços teriam muito a aprender com este conceito.


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