A disseminação do vírus da gripe aviária e medidas de prevenção


Mais uma vez a Ásia passa uma epidemia de gripe aviária, uma variante do vírus H5N1, muito mais resistente denominado agora como H7.

Segundo, o professor Hiroshi Oshitani, da Escola de Pós-graduação em Medicina da Universidade de Tohoku, a quantidade de infecções provavelmente vai aumentar, mas, por enquanto, a doença não está se espalhando de maneira efetiva e consistente entre os seres humanos. Deste modo, a disseminação não deverá se tornar pandêmica.



Mesmo assim, a disseminação do vírus precisa ser acompanhada com muita atenção. Quando a variedade H5N1 se disseminou pelo mundo, ela infectou galinhas de um modo rápido e amplo. Houve um elevado índice de mortalidade entre as aves infectadas. No entanto, não houve um fácil contágio do vírus das aves para os seres humanos.



Desta vez, as características da variedade registrada na China já possibilitam ao vírus se transferir sem maiores dificuldades para os seres humanos. O vírus apresenta maior risco de infecção entre os seres humanos, que dificilmente são imunes à variedade H7. Assim, se o vírus começar a se espalhar de pessoa para pessoa, o ritmo de infecção será rápido e amplo. E é provável que certa parcela das pessoas infectadas venha a sofrer efeitos graves.



Oshitani, alerta para que as pessoas tomem certas medidas de prevenção.



"Por enquanto não é preciso entrar em pânico. É importante, contudo, não ter contato com galinhas ou porcos vivos em algumas áreas, como a China. Além disso, é necessário desenvolver vacinas por causa do risco de que o vírus comece a se espalhar de pessoa para pessoa.





Em 2009, quando se disseminou o novo tipo de gripe, tardou uns seis meses, mesmo no Japão, entre o momento do surgimento do vírus e a época em que se realizou efetivamente a aplicação das vacinas. Desta vez, também, é provável que leve o mesmo tempo, daí a importância de um imediato desenvolvimento da vacina. Este é um vírus contra o qual devemos estar adequadamente preparados."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio