Políticas do governo para os brasileiros residentes no Japão


No ano de 2008, no auge da crise econômica mundial, o Japão foi um dos países que mais sofreu as conseqüências da recessão. Houve uma onda de demissões em massa, afetando principalmente os trabalhadores estrangeiros. Milhares de brasileiros se viram desempregados e sem perspectivas em curto prazo.


O governo japonês preocupado com a situação dos brasileiros, concedeu um subsídio para quem desejasse retornar ao Brasil e não tinha dinheiro suficiente para arcar com as despesas da viagem. Mas ao conceder o beneficio, o governo estipulava uma condição, não concederia mais o visto de trabalho caso desejasse voltar ao Japão quando a situação econômica voltasse ao normal.

Muitos brasileiros aceitaram as condições do governo japonês e retornaram ao Brasil. Agora no momento em que o Japão está retomando o crescimento econômico, essas pessoas desejam retornar, mas estão impossibilitados. Penando nisso o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, Sergio Danese, esteve no Japão para discutir essas e outras questões.



Danese teve um encontro com o governo japonês, a comunidade brasileira e os consulados. “Nós viemos ao Japão porque o país é uma grande prioridade do nosso serviço consular. Ele é uma espécie de síntese de todos os desafios, de todas as necessidades que enfrentamos em matéria consular porque tem uma grande comunidade brasileira. Ele apresenta uma espécie de síntese de tudo o que nós temos que fazer em matéria de assistência consular, de concessão de vistos de trabalho consular em geral”, afirma.

No encontro, ele comentou sobre temas que estão sendo tratados com o governo japonês como a questão do visto. “Nós pedimos, temos insistido com as autoridades japonesas para que facilitem na questão da concessão de vistos para turistas brasileiros que vem ao Japão. Portanto, não só necessidade da comunidade que vive no Japão, mas brasileiro em geral que vem ao Japão”.

Já a presidente da Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ), Maria Shizuko Yoshida, prestou muita atenção na parte em que se falou sobre a adaptação das crianças nas escolas japonesas e a necessidade de apoio psicológico. “Me deixa satisfeita ouvir que esta questão foi levantada, que foi ouvida e a expectativa de que surja uma medida para atender a essa necessidade”, comenta.

Questões como as pensões alimentícias e as dificuldades do processo de divórcio também foram levantadas. E segundo o subsecretário, já existe um projeto no congresso que propõe a realização do divórcio de brasileiros no exterior pelo consulado. Essa proposta sobre a qual o embaixador Sérgio Danese comentou é do deputado Walter Ihoshi. O embaixador Sérgio Danese esteve segunda-feira (25), em Hamamatsu (Shizuoka) e depois do Japão, ele segue para a China.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio