O desafio da educação no meio da guerra civil na Síria


O brasileiro em geral costuma reclamar muito dos problemas sociais que afetam nosso país, tais como: saúde, economia e educação. Agora imagine o drama dos países envolvidos em guerras e conflitos.

A Síria vive uma prolongada guerra civil, que está arrasando o país. Os hospitais estão abarrotados de pessoas a espera de atendimento, a economia local está destruída, e outro sério impacto da guerra civil é a educação, seriamente afetada, prejudicando milhões de crianças.  Algumas escolas foram transformadas em abrigos e cada vez mais crianças não podem ir à escola por razões de segurança. Atualmente existem cerca de 60 funcionários da UNICEF trabalhando na Síria para ajudar as crianças, além disso, outras organizações não governamentais de vários países também estão não país para oferecer ajuda.


A organização não governamental japonesa “NICCO” que presta assistência emergencial em desastres e vitimas de guerras, estiveram na Síria, juntamente com uma especialista em comunicações da UNICEF fazendo um levantamento da situação das escolas na capital Damasco e em Homs, na região central do país, locais mais afetados pela guerra.
 
Segundo representantes do grupo, as condições são imensamente difíceis. Vimos muita destruição em várias partes da cidade. Para as crianças, principalmente, a situação está bem difícil, e não apenas em Damasco e Homs. Há, em todo o país, cerca de quatro milhões de pessoas que necessitam assistência humanitária, metade das quais são crianças.

A assistência é necessária, por exemplo, no fornecimento de suprimentos de inverno e de saúde, além da proteção das crianças e de sua educação. Muitas mães relatam temer pela segurança de seus filhos sempre que eles estão fora de casa, como quando vão para a escola, por exemplo, devido à falta de segurança. Além disso, os altos preços estão impedindo que famílias comprem alimentos e produtos de higiene básica, como sabão e detergente.


Segundo dados coletados pela organização, a UNICEF liderou uma avaliação do setor da educação na Síria sobre o impacto da crise atual sobre a infraestrutura do setor no país. Das 22 mil escolas da Síria, atualmente cerca de duas mil e 400 foram danificadas ou destruídas nos confrontos. Cerca de mil e quinhentas escolas estão sendo atualmente utilizadas como abrigos para famílias que tiveram de abandonar suas residências, acrescentando ainda, que a UNICEF está ajudando as escolas que permanecem abertas, para que elas possam continuar a educar as crianças. Além disso, a  UNICEF informou que a organização está trabalhando com parceiros na realização de clubes escolares que funcionam como atividades extracurriculares disponíveis para os alunos. Dessa forma eles podem receber educação adicional, algo extremamente importante nas atuais circunstâncias, onde crianças estão tendo que viver sob extrema pressão, expostas a diferentes níveis de violência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão