Top 5 das obras para brasileiros que desejam morar no Japão


Para as pessoas que planejam conhecer o Japão, antes de qualquer coisa seria bom entender melhor a aliança entre Brasil e Japão, como tudo começou, até os dias de hoje, onde os brasileiros fazem o caminho inverso dos imigrantes japoneses que aqui chegaram no inicio do século passado.

Selecionei cinco obras que retratam bem essa relação entre os dois países.

5- Gaijin – Caminhos da Liberdade – filme de 1980, da cineasta Tizuka Yamazaki, retrata com detalhes a trajetória de uma família de japoneses que imigra para o Brasil para fugir da pobreza em que o Japão passava no período pós-guerra. A propaganda que faziam do Brasil, era a de um país novo, podendo fazer fortuna em pouco tempo, trabalhando na agricultura. O filme mostra as dificuldades de adaptação ao Brasil, e constatam a dura realidade do trabalho no campo.


4 – Corações sujos – livro de Fernando Morais – 2000 – relata sobre a cultura e a tradição nacionalista dos imigrantes japoneses, que não acreditavam que o Japão foi derrotado na 2ª guerra mundial, chegando a travar uma verdadeira guerra dentro da comunidade, e os que eram contrários ao grupo nacionalista, eram assassinados e considerados traidores da pátria japonesa.


3 – Para quem quer saber, mais sobre o cotidiano do Japão, uma boa indicação é acompanhar os vários blogs dos brasileiros que vivem no país, conhecendo as curiosidades, as tradições, pontos turísticos, etc.

Recomendo esse quatro blogs que são ótimos:


2 – Haru e Natsu – As Cartas que não Chegaram. Mini-série produzida pela emissora japonesa NHK e transmitida no Brasil pela TV Bandeirante em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.



Haru e Natsu reproduz o drama vivido por muitas famílias separadas pela imigração: Haru, a irmã mais velha, cumpre o destino de milhares de japoneses que vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor. Trabalha em plantações de café e se habitua ao cotidiano das colônias.

Enquanto isso no Japão, a solitária Natsu enfrenta as privações da guerra, presencia a reconstrução de seu país e vive a fase de crescimento econômico, se transformando em uma empresária de sucesso. Por vários anos as irmãs escrevem cartas que nunca chegaram ao seu destino final, selando de vez a separação. Setenta anos depois, Haru finalmente consegue dinheiro para voltar ao Japão e reencontrar a irmã.

1 – Site do Consulado do Brasil em Tokyo. Aqui estão todas as informações necessárias que o brasileiro precisa para viver no Japão. Informações sobre documentação para vistos de trabalho, agendamento de serviços consulares, pedidos de passaportes, orientações sobre leis japonesas, entre outros. Todas as informações necessárias para uma boa convivência no Japão você encontra nesse site.



Acredito que essas dicas irão ajudar muito as pessoas a entenderem melhor os costumes, as tradições e a melhor adaptação ao país.

Comentários

  1. Fico imemsamemte honrado e agradecido . E gostei dessa selecao. Abraco Akira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio