A Moda PET

O Politeraflalato de Etileno é um polímero termoplástico conhecido popularmente como PET, é uma resina plástica de muita resistência, utilizada na fabricação de garrafas para refrigerantes, águas, sucos, entre outros.

O descarte dessas embalagens cria um sério problema ambiental, e uma das opções de reutilização desse material que pouca gente conhece, é o processo de transformação do PET em fio de poliéster, que é usado na tecelagem.

Cooperativas de reciclagem, separam tampas e compactam as embalagens em fardos que são enviados às industrias onde o material é triturado, transformado em flocos, lavado, seco e processado em extrusoras, máquinas que fazem filamentos – o fio de poliéster.


Com o objetivo de tirar de circulação milhões de garrafas PET, a empresária Vanda Ferreira, criou a marca Camiseta Feita de Pet. Graças a um acordo com o Senai, que vem desenvolvendo o projeto, prometendo para 2013 lançar também o jeans reciclado, jaquetas, bermudas, calças masculinas e femininas, tudo a base de garrafas PET.O material utilizado é composto de 70% de fio de poliéster, originário das garrafas Pet e 30% de algodão.

Para produzir uma peça de camiseta de Pet reciclado, são utilizadas duas garrafas, e para produzir uma calça jeans são necessárias em média de seis a oito garrafas Pet de dois litros.

Vanda tem uma fabrica instalada no Parque São Lucas, na Zona Leste de São Paulo, onde são produzidas em média 120 mil camisetas por ano com o material reciclado. Já imaginou a quantidade de garrafas que não teriam um destino adequado, ficariam jogadas nas ruas, boiando nos rios?


O fio de poliéster, obtido a partir do PET reciclado, é uma tendência mundial. A indústria têxtil, que já tem no poliéster convencional uma participação expressiva, terá em breve essa fibra, obtida pela reciclagem do PET, presente em quase todos seus produtos.

O resultado final é um produto de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com matéria prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: tem um valor social e ecológico agregado sem precedentes.

A empresária comercializa as camisetas, principalmente pela internet, onde são vendidas a partir de R$ 20,00 podendo ainda ser produzida com exclusividade para cada cliente.
Para maiores informações, acesse o site e divulgue essa ideia: http://camisetafeitadepet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio