Japoneses desenvolvem aparelhos mais inteligentes, falam entre eles e estudam nossos hábitos

Até aonde você imagina que uma pessoa pode interagir com seus aparelhos de eletrodomésticos em casa? Grandes mudanças estão ocorrendo neste mercado tão competitivo e os consumidores não vão querer perder nada disso.



A tecnologia de sensores melhorou drasticamente a funcionalidade de eletrodomésticos nos últimos anos. Agora, esses aparelhos estão se tornando mais inteligentes, mais comunicativo e mais conveniente, diz uma reportagem do jornal Nikkei.

Um sistema de gestão de energia doméstica criado pela Toshiba Corp 's permite os dispositivos acender luzes, ar condicionados, aquecedores de água elétricos e outros dispositivos que podem ser acessados remotamente através de seus smartphones ou tablets, enquanto as pessoas estão longe de casa.

Isso é apenas o começo. Toshiba está trabalhando em um sistema que recolhe dados sobre consumo de energia elétrica dos usuários, analisando os padrões de vida das pessoas e permitindo à empresa oferecer serviços adaptados às suas necessidades.

"Sabemos o que você está pensando"

A empresa planeja lançar o sistema em um condomínio construído pela Mitsui Fudosan  no próximo ano. Ele será capaz de determinar se os moradores estão dispostos a comer fora, analisando seu consumo de eletricidade, enviando-os cupons de restaurante e outras informações úteis.



Enquanto isso, a Sharp está equipando os aparelhos com o seu Cocoro Engine, um dispositivo de inteligência artificial que permite que os aparelhos pensem por si mesmos.

"Por que você não tenta usar o secador?", perguntou uma máquina de lavar roupa Cocoro em um vídeo promocional, fazendo o público presente rir em uma conferência de imprensa, realizada no dia 09 de julho. O Cocoro Engine usa os dados do histórico de funcionamento da máquina e o sensor para informar seu status, verbalmente ou através de luzes que piscam.

O Cocoro Engine é projetado para interagir com os usuários, que podem não estar ciente das características avançadas dos produtos Sharp. A empresa acredita que a tecnologia interativa irá ajudar os clientes a decidir as funções não utilizadas, aumentando o valor de seus produtos. Ela planeja incorporar a tecnologia em cinco aparelhos, incluindo refrigeradores, ar condicionado e máquinas de lavar roupas.

Sharp também está trabalhando para que o Cocoro Engine consiga interagir com servidores virtuais. Desta forma, esperando melhorar as interações com os clientes, armazenando os dados recolhidos a partir de muitos gadgets.

Um interessante dispositivo é o Cocorobó do aspirador de pó robótico, que saiu no ano passado. Ele pode falar com outros aparelhos domésticos, controlando aparelhos de ar condicionado e outros dispositivos através de um smartphone.

Outras empresas também estão trabalhando para incorporar a computação em servidores virtuais em seus produtos. Panasonic Corp está trabalhando com a Fujitsu Ltd., utilizando a computação em nuvem da Fujitsu para analisar os dados coletados por meio de aparelhos que são controlados por smartphones.

O governo está tornando mais fácil para adicionar funções de controle remoto para eletrodomésticos através da revisão da lei de segurança elétrica do aparelho. As alterações entrarão em vigor em janeiro.

Aparelhos mais inteligentes para residências irão melhorar a qualidade de vida das pessoas. A concorrência entre os fabricantes irá assegurar os benefícios de dispositivos inteligentes para procurar cada vez mais a evolução de todos os aparelhos comum em uma casa.

Fonte: Jornal Nikkey



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio