Japão procura estreitar relações comerciais com Mianmar


Mianmar (antiga Birmânia) é um pequeno país do sudeste asiático, que viveu anos de isolamento durante o regime militar. Suas únicas referências comerciais eram com a China, que depois da queda do governo militar em 2011, começou a enfraquecer, abrindo espaço para outros países que desejam investir no país, principalmente com o Japão, que após um período de retração na economia, volta a investir no desenvolvimento dos países em crescimento na Ásia.



Foi o que ocorreu com o Vietnã, Malásia, Camboja, Tailândia e Filipinas, que depois do investimento japonês, da abertura de empresas japonesas, da tecnologia empregada. Propiciou a esses países um rápido crescimento econômico e principalmente, melhoria na infraestrutura e qualidade de vida da população.

O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, juntamente com lideres empresariais de grandes conglomerados, tem intensificado as relações com o Mianmar, viajando regularmente para conhecer a realidade do país.

Várias empresas japonesas estão dispostas a instalar unidades no país, devido aos incentivos fiscais e principalmente, a mão de obra bem mais barata em relação aos seus vizinhos do sudeste asiático.

O Mianmar passa por um momento de descobertas, e a sua população ainda se assusta com a “liberdade” que durante anos lhe foi cerceada durante o regime militar. O novo governo civil vem tentando, através de investimentos estrangeiros, modernizar a estrutura do país.

Mianmar e sua rede de distribuição de energia elétrica cheia de "gatos"

A cidade de Yangum está passando por um momento de bolha econômica, diversos investimentos imobiliários estão sendo lançados, mas ainda há muito que fazer para melhorar. O sistema bancário é subdesenvolvido, para comprar um apartamento, é preciso um caminhão de dinheiro, remessas bancárias são inviáveis, usar cartão de crédito também é impossível, tudo isso devido à falta de tecnologia no setor. Internet é coisa somente para os abastados, pois somente os custos de instalação variam de 800 a 1.000 dólares para uma conexão lenta e sujeita a constantes quedas. A telefonia móvel também é artigo de luxo, onde um chip de celular custa 625 dólares não incluso o aparelho.

O Japão está trabalhando também na construção de estradas e de infraestrutura para  o suprimento de energia elétrica e serviços de telecomunicações. Também vem realizando esforços para o estabelecimento de sistemas legais para a realização de atividades econômicas, incluindo leis sobre investimento a bancos e o incentivo à formação de trabalhadores qualificados. Tudo isso é essencial para o desenvolvimento do país e ao mesmo tempo, contribui para criar um ambiente mais favorável à entrada de companhias japonesas.

O governo do Mianmar espera que o relacionamento que está sendo construído com o Japão  seja mais amplo, envolvendo também questões fora do âmbito empresarial.

Logo após a queda do regime militar, o Japão através de várias organizações sociais, enviou ajuda humanitária, cuidando de questões como a saúde, combate a pobreza e a segurança, dando um grande suporte para a reestruturação do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio