Encontro internacional debate melhorias para a África



A Quinta Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD V) na sigla em inglês, foi realizada na cidade de Yokohama, próxima a Tóquio durante os dias 1, 2 e 3 de junho. Delegações de 51 países da África participaram da conferência discutindo temas como o desenvolvimento econômico sustentável, paz e estabilidade. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o país vai prover o continente com um pacote de até 32 bilhões de dólares voltados ao desenvolvimento, fornecidos pelo governo e pelo setor privado, ao longo de um período de cinco anos. 


 Abe, declarou que agora é tempo de investir no continente africano, uma vez que este está emergindo da pobreza e da instabilidade para uma nova era de crescimento. O Japão deverá estreitar os laços com o continente africano, pois este será o centro do crescimento econômico global por volta de meados do século atual.



A conferência foi presidida por  Yoshifumi Okamura, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Okamura é também representante do primeiro-ministro para a África, e diretor-geral do Departamento de Assuntos Africanos.



Segundo Okamura, as conquistas desta edição da TICAD foram expressivas e temas sobre questões futuras estão bem encaminhadas. "A África quer ver mais empresas japonesas negociando com os países do continente, e a TICAD V discutiu maneiras de promover essa expansão. Reuniões foram realizadas entre presidentes de empresas japonesas e chefes de estado e outros dirigentes de países africanos. Isso ajudou a construir uma ponte entre nações africanas e empresas japonesas, algo que, acreditamos, levará ao desenvolvimento corporativo com a região no futuro."

Melhorias  necessários para facilitar o desenvolvimento e os investimentos na África

 Okamura, ressalta que o principal problema é a baixa infraestrutura nos países africanos . Serviços básicos, como eletricidade, água, estradas e comunicações, todos essenciais para que companhias possam ir para a África ou para fazer negócios no mercado africano continuam sendo inadequados. Há também a necessidade de investir em recursos humanos. O governo japonês está discutindo maneiras de ajudar nessa área, como na criação de infraestrutura e treinamento de pessoal.





O Japão já se comprometeu a enviar 6,5 bilhões de dólares em fundos públicos, como a Assistência ao Desenvolvimento no Exterior, destinados à melhoria da infraestrutura. No setor de recursos humanos, o plano atual é de treinar 30 mil pessoas para o trabalho em fábricas, além da criação de centros de treinamento em 10 regiões da África.


Okamura explica também que há uma certa preocupação a respeito de como as restrições e sistemas legais são administrados. Se cuidados não forem tomados, eles podem dar margem à corrupção. Não pode haver muito progresso nos negócios até que esses problemas sejam resolvidos. 





Okamura conclui dizendo que os próprios países da África precisam lidar com e resolver esses problemas para criar um ambiente propício ao desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio