Japão desenvolve estacionamento automático para guardar bicicletas


Por causa da crônica falta de espaço em Tóquio, capital do Japão, os japoneses desenvolveram um sistema revolucionário para guardar suas bicicletas. Através de um grande depósito subterrâneo, com 11,5 metros de profundidade, qualquer cidadão pode simplesmente depositar seu veículo em um elevador, que automaticamente aloja-a em uma das 204 vagas disponíveis do bicicletário.

Em um país onde vivem 35 milhões de pessoas, até bicicletas - são nove milhões no Japão - estacionadas na calçada viram sinônimo de problema. Para poder utilizar o sistema, a pessoa precisa se cadastrar e ganhar um cartão de utilização

sistema de estacionamento em Tóquio no Japão


Na superfície, é preciso encaixar a bicicleta em um trilho e apertar um botão. Por questão de segurança, o equipamento só desce se uma área não estiver sendo pisada pelo usuário. O processo todo dura menos de 10 segundos.

- É uma ótima praticidade que você tem de guardar e depois pegar sua bicicleta com apenas um toque de botão - afirma o gerente de desenvolvimento, Shotaro Yano.

Intitulado de "Eco Cycle", o sistema é resistente a terremotos e inclui seguros contra roubos e vandalismos. Para usar livremente as estações, paga-se até R$ 35 por mês. O modelo deu tão certo que foi adaptado para guardar carros - até 50 deles em um só depósito.

Fonte: Globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio