Japão e Minas Gerais fazem aliança de prevenção de desastres


 Nos anos recentes no Brasil, muitos casos de desastres naturais foram reportados no sudeste do país, incluindo a enchente e deslizamento de terra de 2011 no Rio de Janeiro. 

tremor de terra em Montes Claros - MG

O Estado de Minas Gerais fez uma aliança com o Japão a fim de promover esforços para educar a população sobre prevenção de desastres, como preparação para desastres naturais.

Segundo, Fabiano Villas Bôas, secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e tenente-coronel da PM de Minas Gerais, a aliança teve inicio no começo de 2012 através da parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A JICA proporcionou um seminário internacional de prevenção de desastres naturais que aconteceu em Belo Horizonte. 

Além desse seminário, relata Villas Bôas, nós conseguimos fazer uma visita técnica na província japonesa de Aichi conhecendo a rotina do povo japonês quanto à questão dos desastres naturais. O que é bastante interessante e que nós estamos querendo adotar aqui é a discussão nas escolas -- a preparação para desastres naturais é discutida em salas de aula. Talvez isso seja mais importante neste momento, em que nós acreditamos que a sociedade brasileira deve cultuar essa cultura de prevenção iniciando ali nas crianças. 

Nós trouxemos muitos materiais que eles utilizam inclusive os materiais para os brasileiros que moram em Aichi. Tem muita coisa escrita em português. Então nós já estamos adaptando para a nossa realidade e utilizando algumas coisas desse ensinamento japonês. 

Essa parceria ajuda não só o povo brasileiro mas também o japonês. A gente sabe que, na província de Aichi, por exemplo, existe um número muito grande de brasileiros residentes lá, e a província tem interesse que nós possamos levar essa mensagem também para esses brasileiros que moram no Japão quanto a essa questão da cultura de prevenção de desastres naturais.

No mês de março, nós vamos realizar o segundo seminário internacional, trazendo quatro especialistas do Japão que falarão para o público dessas questões de desastres naturais. Ainda levaremos eles à cidade de Montes Claros para palestrar com a ênfase mais específica na questão do trabalhos sísmicos. Nós tivemos muitos abalos sísmicos na região norte, próxima a Montes Claros, desde 2007. São abalos moderados, mas a gente tem que se preparar para essa questão do terremoto, que é a questão nova.

A gente acredita que este projeto, tem um grande poder para frente. Uma semente que a gente planta agora e vamos colher daqui a vários anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio