Pepsi instala em São Paulo, máquinas recicladoras de garrafas PET


Após ser lançado inicialmente nos Estados Unidos e Japão, a Pepsi traz para o Brasil, uma máquina recicladora de garrafas PET. Nesses dois países a máquina recebe tanto embalagens PET como latinhas de alumínio, enquanto que aqui no Brasil o equipamento recicla apenas garrafas PET.

máquina de reciclar PET nos Estados Unidos


Em parceria com algumas redes de supermercados de São Paulo, as máquinas estão sendo instaladas bem na entrada dos estabelecimentos, chamando muita atenção, pois além da reciclagem oferece também a oportunidade de ganhar descontos na compra de refrigerantes da marca.

A máquina é semelhante às de venda automática de refrigerantes que geralmente são instaladas nos postos de combustível. Elas são equipadas com receptáculos computadorizados e incluem um sistema que emite cupons de desconto. Assim que as garrafas são depositadas, o sistema emite os cupons.

máquina recicladora instalada nos supermercados de São Paulo

 As garrafas são prensadas formando um fardo que em seguida é retirada por uma entidade que é a CRUMA (Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente), sediada na cidade de Poá, n o estado de São Paulo.

A CRUMA foi fundada em 1997, com objetivo de gerar empregos, renda e ao mesmo promover a preservação do meio ambiente. Hoje a CRUMA é formada por 46 agentes de reciclagem que recolhem material reciclável em indústrias e comércios, e também fazendo coleta seletiva na cidade de Poá. É sediada no bairro de Calmon Viana, onde possui um centro de triagem. Desde a criação, a cooperativa sempre recebeu subvenções da Prefeitura de Poá para atuar na coleta seletiva da cidade. A atual sede foi construída em um terreno de 2185 m² doado pela Prefeitura em 2006, com verba proveniente do Ministério do Meio Ambiente e coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

No Japão existe uma máquina que coleta latas de alumínio. Elas são instaladas em parques ou estações de trem pelas empresas recicladoras e oferecem dinheiro em troca das latinhas.

O usuário tem que depositar de uma vez no mínimo um quilo de latinhas para que a máquina libere as moedas. O valor é simbólico, o que vale mesmo é a atitude de não deixar lixo espalhado nas ruas.

Comentários

  1. Parabens a Pepsi pela iniciativa, e tomara que o brasileiro tenha consciencia do basico do basico em relacao a meio ambiente. Ex nao jogar o lixo na rua , o carnaval foi um exemplo de grande evento a nao ser seguido. As pessoas nao estavam nem ai, jogavam lixo na rua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio