Túnel poderá ser a solução para as enchentes em Jacarta na Indonésia


Jacarta, a capital da Indonésia, foi atingida por graves enchentes em meados de janeiro. Com uma população de 10 milhões de pessoas, Jacarta se localiza numa planície. Quarenta por cento, ou seja, 24 mil hectares das terras da capital se localizam abaixo do nível do mar.

Enchentes na estação chuvosa acabaram virando uma espécie de evento anual, e os danos causados pela inundação vêm se expandindo. Por isso, a cidade de Jacarta está planejando construir um túnel polivalente que pode armazenar uma enorme quantidade de água no subterrâneo, a um custo de 1,6 bilhões de dólares. 



Segundo, o professor da Universidade da Indonésia e idealizador  do projeto, Firdaus Ali, existem problemas complicados em Jacarta. Enchentes atingem a cidade todos os anos e muitos lugares ficam inundados na maré alta. Além disso, a cidade sofre com um congestionamento de trânsito crônico. Ela também carece de água limpa, rede de esgoto e instalações subterrâneas de utilidade pública. 

Sempre que a cidade tenta introduzir medidas contra enchentes ou construir estradas, surge o problema de aquisição de terras. Por isso surgiu à ideia de se trabalhar o subterrâneo. Cidades em todo o mundo estão usando seu espaço subterrâneo para desenvolver infraestrutura. Por isso foi criada a proposta de se construir um túnel de múltiplos propósitos como uma infraestrutura subterrânea.


O túnel terá de 13 a 15 metros de diâmetro. O interior do túnel terá três andares. O último andar será usado como uma estrada de mão única com pedágio. O segundo andar também será igual, porém na direção oposta. O andar térreo será um corredor de água consistindo num cano de escoamento e um cano de água bruta. A julgar pela pesquisa sobre a camada do planejado local de construção, a profundidade do túnel deverá ser de cerca de 12 a 32 metros abaixo do solo.




O modo de operar o túnel será nos moldes do túnel SMART de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Durante o horário normal, o túnel é operado no módulo 1. Ele é usado como duas estradas e um canal. Quando chuvas fortes fazem com que os rios atinjam sua altura máxima, o túnel é operado no módulo 2. Uma das estradas é fechada e suas entradas e saídas são lacradas com um sistema de portas hidráulicas após todos os carros tiverem sido retirados. Depois a água entra no túnel. Quando os níveis de chuva ficam altos, o túnel é operado no módulo 3. Todas as estradas do túnel são fechadas, recebem água e bombeia a mesma para o mar.


O governador de Jacarta, Joko Widodo espera que a construção do túnel seja finalizada numa data próxima dentro de cinco anos. Até o momento, existem sete interessados em investir no projeto.


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