Universidade de Tokyo é a melhor da Ásia


Após uma fusão entre a Fundação Kaisei School e a Faculdade de Medicina de Tokyo, em 12 de Abril de 1868, nascia uma das mais conceituadas instituições de ensino do  mundo,  a Universidade de Tokyo, que no inicio recebeu o nome de Universidade Imperial e posteriormente, no ano de 1877, foi rebatizada como Universidade de Tokyo. A instituição produziu os 15 primeiros-ministros japoneses. Hoje, cerca de 29.000 alunos freqüentam as suas 12 faculdades, 12 escolas de pós-graduação e onze institutos de pesquisa fenômenos como raios cósmicos e terremotos.

entrada da Universidade de Tokyo

A Universidade possui atualmente o título de melhor universidade da Ásia, de acordo com o The Times Higher Education World University Rankings, importante instituto que classifica as melhores universidades no mundo inteiro. Globalmente, a universidade japonesa ocupa a 27ª posição.

O Campus principal localiza-se em Hongô, em Tóquio, onde antes era a sede feudal da família Maeda. O mais conhecido ponto turístico da Universidade, o Akamon ou Portão Vermelho, é uma relíquia daquela época. O símbolo da Universidade é a folha da Nogueira do Japão (Ichô, em Japonês), devido à grande abundância dessa árvore por todo o Campus.

O Japão é o país asiático tem mais universidades no top 200. No entanto, quatro deles desceram em relação à última classificação: Universidade de Kyoto (52 para 54), Instituto de Tecnologia de Tokyo (108 para 128), Universidade de Tohoku (120 para 137) e Universidade de Osaka (119 para 147).



A queda é atribuída a vários fatores, entre eles, o crescimento de outras universidades asiáticas, em particular da China e Taiwan, e falta de perspectiva ou abordagem internacional das japonesas, considerou Phil Baty, o diretor do instituto. “Há uma sensação de que talvez o Japão esteja isolado no cenário mundial, em termos de colaboração internacional em pesquisa e recrutamento de estudantes internacionais”, expressou, em contrates com instituições de outros países asiáticos, mais abertos ao mundo.

No entanto, Baty disse que o Japão tornou-se ciente da situação e está tomando medidas para revertê-la. O número um do mundo, é o Instituto de Tecnologia da Califórnia, seguido de Oxford e Stanford, que partilham o segundo lugar. Harvard ocupa a quarta posição. No top 10 figuram sete universidades americanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio