O que é plantbottle


A cerca de uns três anos atrás notei que as garrafas de refrigerante da Coca-Cola japonesa contavam com um símbolo diferente nos rótulos, em vez do PET, via-se a inscrição plantbottle circundada pelo símbolo de produtos recicláveis em verde.

Achei estranho, pois ainda não tinha ouvido nada a respeito, e depois de uns dias, retornei para o Brasil e nunca mais ouvi e nem vi nada sobre a nova garrafa.

Só agora, depois de tanto tempo, com a divulgação pela Coca-Cola do novo material de garrafa plástica é que entendi aquela inscrição que vi anos atrás. Para quem quer saber mais sobre a novidade, segue uma breve descrição do processo da plantbottle.

A garrafa PET que conhecemos, é derivada de produtos a base de petróleo. A forma mais comum de se produzir PET é misturar num reator o ácido tereftálico e o etilenoglicol, provenientes do xileno e do etileno, respectivamente. Estes são originados a partir de uma série de processos feitos com a nafta, um dos produtos do petróleo, assim como a gasolina, diesel e querosene.

Uma nova garrafa, que está chegando agora ao Brasil, mas já utilizada em alguns países da Europa e Japão, batizada como plantbottle (garrafa de plantas) é considerada ecológica pelo fato da matéria prima principal, o etilenoglicol ser proveniente de uma fonte natural renovável, ou seja, de plantas.

A matéria-prima para a obtenção do etilenoglicol usado para a fabricação do PET da garrafa ecológica é o melaço da cana-de-açúcar brasileira, mais especificamente a paulista. Os fornecedores do melaço são aqueles cuja cana foi colhida mecanicamente (o que evita as queimadas) e veio de plantação com irrigação natural (chuva) ou com biofertilizantes (fertirrigação com vinhoto, subproduto do beneficiamento da cana). Outro aspecto interessante da cana paulista, é que as plantações localizam-se mais de 2.000 km distantes da floresta amazônica.

A matéria-prima para a fabricação deste tipo de etilenoglicol advém da fabricação do açúcar em usinas. Nesses locais, a cana é esmagada e o caldo é fervido, o que cristaliza boa parte do açúcar presente e o melaço sobra para ser retrabalhado (nova fervura para tentar extrair mais açúcar) ou vendido a eventuais interessados.

O melaço paulista é direcionado para a Índia, onde é convertido em etanol (semelhante ao álcool combustível) e este é desidratado em etileno, quimicamente idêntico ao etileno proveniente da nafta do petróleo. O etilenoglicol fabricado a partir deste etileno é vendido para as fábricas de PET de vários países do mundo (inclusive do Brasil), que o misturam com o ácido tereftálico (ou com outro componente, o tereftalato de dimetila, ambos derivados do petróleo) e obtém-se o PET. Em termos de peso, o etilenoglicol responde por cerca de 30% das matérias-primas da fabricação do PET e é por isso que se diz que a garrafa é feita até 30% à base de plantas.

Uma vez pronto, o PET é injetado e soprado na forma de garrafas, que são preenchidas com refrigerante.

 A Coca-Cola anunciou  que será construída em Araraquara, interior de São Paulo, da maior fábrica de produção de BioMEG do mundo, principal ingrediente das embalagens PlantBottle.
Fruto de uma parceria com a JBF, a iniciativa é parte da meta da empresa de adotar a tecnologia do bioplástico em toda sua produção de garrafas plásticas no Brasil até 2015.

Com a nova unidade, o Brasil se tornará o maior produtor e exportador de BioMEG do mundo, com capacidade de produção estimada em 500 mil toneladas/ano, gerando 1.650 empregos diretos e indiretos. As obras terão início ainda em 2012 e a operação está prevista para começar 24 meses após.
Disponível em mais de 24 países, o uso da embalagem verde eliminou, desde seu lançamento em 2009, o equivalente a quase 100 mil toneladas de emissões de dióxido carbono, o equivalente a 200 mil barris de petróleo.

Fonte: plantbottle.com

Comentários

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp + 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio