A Força Política da Colônia Japonesa


Nessas últimas eleições, a colônia japonesa radicada na região do Alto Tietê, mostrou toda sua força, elegendo dois prefeitos; em Suzano, Paulo Tokuzumi e em Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima.

Paulo Tokuzumi - prefeito eleito de Suzano
Mamoru Nakashima - prefeito eleito de Itaquaquecetuba

Em Mogi das Cruzes, das 23 vagas para vereador, cinco dos eleitos, são descendentes de japoneses, destacando que o vereador mais votado da cidade foi Juliano Abe com 5.923 votos, número altamente expressivo, considerando que essa é a primeira vez que se candidatou. O próprio vereador eleito, em declaração a imprensa, se disse impressionado com os números, não esperando ser o mais votado, mesmo tendo o apoio de seu pai, ex prefeito da cidade e atual Deputado Federal, Junji Abe.

Juliano Abe - vereador mais votado em Mogi das Cruzes


Todos esses números mostram que a comunidade Nikkei (descendentes de japoneses) é muito forte, e preferencialmente numa disputa eleitoral, vão votar no candidato Nikkei.

Deputado Federal Junji Abe

Segundo dados das associações culturais das colônias japonesas da região, existem aproximadamente 40 mil descendentes de japoneses,  somente em Mogi das Cruzes e Suzano, cidades que acolheram um grande número de imigrantes japoneses no inicio do século passado, que com muito trabalho e esforço ajudaram a desenvolver essas duas cidades, inicialmente na agricultura, e posteriormente no comércio, indústria e em todos os setores da economia.

Na esfera regional, os nikkeis têm uma grande representação política, mas a comunidade ainda espera alcançar cargos com maior relevância em nível nacional, como um Governo de Estado, ministros ou até quem sabe um dia, um Presidente da República, como aconteceu no Peru com Alberto Fujimori.

O político Nikkei que ocupou um cargo de maior destaque no cenário nacional foi Shigueaki Ueki, que foi Ministro das Minas e Energia no Governo do Presidente Ernesto Geisel durante os anos de 1974 a 1979, que aos 38 anos de idade foi um dos mais jovens ministros a ocupar o cargo, posteriormente foi nomeado presidente da Petrobrás, permanecendo durante seis anos, contribuindo com um grande trabalho de desenvolvimento e consolidação da empresa.

ex-ministro Shigueaki Ueki 

Outro que ocupou um cargo no alto escalão do governo Lula, foi Luiz Gushiken, que foi Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, com status de ministro, mas não permaneceu até o fim do mandato, saindo com suspeitas de envolvimento em crime de corrupção.

A comunidade Nikkei espera ansiosamente, que em breve possa ter um representante num cargo publico de destaque nacional, força para isso ela tem, basta o candidato mostrar trabalho, honestidade e um bom histórico de serviços junto à comunidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio