Japão está investindo alto em redes inteligentes


Após o acidente nuclear na usina de Fukushima no Japão, o país deparou-se com um grande dilema: buscar fontes de energia seguras e renováveis.

O governo tem investido muito em energia solar e eólica, subsidiando a compra de painéis solares para residências e pequenas empresas e também turbinas eólicas para as grandes empresas que estão dispostas a investir nesse tipo de energia limpa.

Mas esses dois tipos de energia estão a mercê das condições climáticas, que estão cada dia mais instáveis, causando mudanças bruscas no clima do planeta.

Devido a esses fatores, o Japão está investindo em Smart Grid (redes inteligentes), que é uma forma de rede elétrica que utiliza tecnologia digital, que são basicamente sensores que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede, analisando, por exemplo, se a tensão está muito alta ou baixa, instruindo os dispositivos instalados na rede para reduzir ou aumentar a tensão, economizando assim a energia gerada e contribuindo para reduzir as emissões de carbono.


A Toshiba, uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do Japão, fechou um acordo de parceria de negócios com a empresa francesa Alstom Grid na área de smart grids buscando desenvolvimento no sistema de distribuição de energia elétrica de próxima geração, fazendo uso de baterias de armazenamento e de controle remoto computadorizado para gerenciar as reservas de energia.

A Toshiba fabrica baterias de armazenamento avançadas. A Alstom Grid, por sua vez, é conhecida pro suas soluções em gerenciamento de redes elétricas.


As duas empresas planejam trabalhar juntas com o objetivo de desenvolver uma ampla gama de soluções em gerenciamento de eletricidade, esperando assim comercializar produtos para operadoras do mundo todo e impulsionar sua competitividade dentro do comércio global de energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio