Vamos economizar energia

Com a aproximação do verão, o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente, e também vem acompanhado dos constantes “apagões”, que causam um grande transtorno para toda população brasileira.

Nós podemos ajudar adotando algumas dicas de economia, são pequenas atitudes que ajudam muito e evitam o desperdício de energia elétrica.


  • Desligue a luz dos ambientes vazios;
  • Desligue todos os aparelhos que não estiverem em uso;
  • Retire os aparelhos eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand-by gastam bastante energia;
  • Ligue o ar condicionado somente quando necessário. Se for usar o aparelho, programe-o para 25ºC, uma temperatura agradável. Assim, você gasta menos energia e poupa o seu bolso e o meio ambiente. Verifique também se os filtros estão limpos. Faz bem à saúde, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e economiza energia elétrica.
  • Retire o carregador de celular da parede quando não estiver usando. Ele continua consumindo energia só por estar ligado na tomada.
  • Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada  pelos chuveiros elétricos.
O Japão, que sempre foi um grande consumidor de energia elétrica, 6,2% do total, só ficando atrás de Estados Unidos e China, que tem populações infinitamente maiores, vem sofrendo com o racionamento de energia.

O racionamento é decorrência dos danos causados às usinas nucleares instaladas na região noroeste do Japão pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março.

 Apesar de algumas grandes empresas contarem com sistemas de captação de energia solar e eólica, a energia proveniente desses sistemas não  é suficiente para comportar a grande demanda  das industrias, que rodam ininterruptamente 24 horas por dia.

 A medida visa restringir o consumo de energia elétrica das grandes empresas que utilizam em larga escala, na tentativa de evitar a escassez de energia e, consequentemente, os apagões.

Mas o governo quer que a população em geral  e as pequenas empresas também colaborem e  economizem energia elétrica.

 Esta é a primeira vez que o governo do Japão impõe restrições ao consumo de energia para as grandes empresas desde a crise do petróleo.

 Apesar de a medida ter começado após a catástrofe de março, muitas empresas e a população em geral já vinham mudando seus hábitos, colaborando com a economia de energia.

 Nos principais prédios comerciais e de empresas de Tokyo, escadas rolantes, elevadores, letreiros e lâmpadas em corredores e banheiros, por exemplo, ficam praticamente desligados o dia todo.

Empresas de autopeças e  de componentes eletrônicos começaram a trocar o turno da tarde pelo trabalho noturno, evitando assim o horário de pico no consumo de energia.

Já as operadoras das linhas de trem e metrô na capital anunciaram redução na circulação de comboios durante o dia e aumento da frota nos primeiros horários da manhã, alem de diminuir o uso do ar condicionado  nos vagões.

E aí, vamos participar dessa campanha de economia de energia....




Comentários

  1. excelentes dicas, vou aplicar com os meus clientes na hora de trocar os materiais elétricos zona norte sp, ótimo post, obrigada, me ajudou

    ResponderExcluir
  2. Lorena, obrigado pelo comentário, fico satisfeito em ter ajudado.
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão