Aterros Sanitários

Há muitos anos um assunto toma conta de todas as rodas de conversa aqui em Mogi das Cruzes: a implantação de um aterro sanitário no bairro do Taboão.

 Prefeitos, deputados, vereadores, lideranças de bairro, todos são contrários a implantação do lixão em Mogi. Todas essas lideranças lutam para barrar o processo de instalação do aterro.


 Tenho uma opinião um pouco diferente, esses políticos deveriam se unir e brigar por instalar aqui na cidade uma usina de tratamento de lixo, como existe nos países desenvolvidos, como no Japão, por exemplo. Lá todas as cidades dispõem de coleta seletiva de lixo e uma usina de tratamento de resíduos, que olhando de fora mais parece um prédio de uma pequena indústria, são ocupados em terrenos não muito grandes, com geralmente 3 andares, onde cada andar é processado um tipo de lixo:lixo queimável (restos de alimentos, artigos de madeira, etc), lixo plástico (embalagens plásticas, garrafas pet) e latas de alumínio, garrafas de vidro, lâmpadas e pilhas . Além disso, tem os resíduos de construções civis, que são retirados no local da obra mediante agendamento e pagamento de taxa.

  Todo o prédio é limpo e organizado, cada departamento processa um tipo de lixo, e o que vai ser reciclado é separado e encaminhado aos depósitos, onde serão vendidos para as empresas de reciclagem. O restante é incinerado, e esse processo produz monóxido de carbono (CO), que apresenta poder calorífico, isto é, pode ser queimado para gerar energia, tudo isso de forma ecologicamente correta, pois são instalados grandes filtros catalisadores, onde a emissão de poluentes é muito pequena, nem ao menos causando odores desagradáveis ao redor da usina.

 Em suma o lixo gera receita, não se desperdiça nada, gerando vários empregos diretos e indiretos. As usinas funcionam ininterruptamente, onde os funcionários trabalham em turnos de revezamento, pois o trafego de caminhões entrando e saindo é constante. Todo esse processo não seria possível se não tivesse a participação consciente da população, fazendo a separação correta do lixo.

Outro ponto em questão, essas usinas não ficam em áreas isoladas, na cidade onde visitei uma dessas unidades, ela ficava em um local próximo a áreas residenciais, a pouco mais de 15 minutos do centro da cidade, bem no caminho que leva a praia da cidade.

Será que uma usina de lixo como essa não poderia perfeitamente ser instalada aqui na nossa cidade? Eu acredito que é perfeitamente viável esse projeto, com grandes campanhas de conscientização da população para a correta separação do lixo, e a coleta seletiva feita corretamente, nossa cidade viraria referência na questão do tratamento do lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio