Cidade de São Paulo investe pesado em reciclagem de lixo

Nova usina de tratamento de lixo em Santo Amaro
Seguindo modelo de vários países da Europa e do Japão, na questão do tratamento do lixo, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, vem investindo em novas usinas de reciclagem de lixo. Duas novas usinas foram instaladas, com tecnologia moderna e com grande capacidade para processar mais material reciclável do que a quantidade de lixo separada pelo paulistano. O plano da Prefeitura prevê a construção de mais duas usinas até o fim de 2016 e ampliação dos distritos que terão coleta seletiva.

Até hoje, São Paulo tinha convênio com 21 cooperativas de catadores para a separação do material reciclável. Para separa os resíduos e devolvê-los às indústrias, essas pessoas abriam os sacos de lixo reciclável e separavam, no olho ou com ajuda de maquinário simples, cada tipo de material.

As duas novas usinas fazem a separação do material de acordo com a dimensão dos resíduos e leitores óticos para organizar os detritos, dando um ganho de produtividade muito maior ao processo, as cooperativas conseguiam separar 250 toneladas de resíduos por dia, mesma quantidade separada por usina. Assim, a capacidade diária de processamento dos resíduos da cidade chega a 750 toneladas/dia.

Quando as outras usinas estiverem prontas, a capacidade de reciclagem será consideravelmente aumentada, superando em muito os atuais 10%. Hoje o morador separa mais do que a capacidade das centrais manuais. Então uma parte dos resíduos era misturada nos aterros, porque não havia capacidade de processamento.

novas máquinas para separar o lixo

Com os novos maquinários, o quadro mudou, haverá muito mais capacidade de processamento, cabendo a prefeitura fazer a divulgação e conscientizar a população a desenvolver o hábito de separar o lixo em casa.

São Paulo ainda enfrenta grandes desafios na coleta de lixo, bairros mais distantes ainda não contam com coleta em determinadas ruas, os moradores são obrigados a andar algumas quadras para deixar seu lixo para os coletores. A promessa da prefeitura é que até o fim de 2015, a coleta de lixo será universalizada, com os caminhões passando em todas as ruas da cidade.

Outra boa ideia trazida do Japão e que a prefeitura de São Paulo está desenvolvendo, é um tipo de saco de lixo, específico para abrigar resíduos secos que devem ser reutilizáveis.

No Japão, o lixo seco e plástico utiliza sacos na cor transparente, com inscrições do material a ser acondicionado. Já o lixo úmido, é depositado em saco de cor escura, dependendo da cidade, na cor preta ou cinza.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio