Competição Internacional entre Universidades, em busca de moradias sustentáveis


Criado em 2002 nos Estados Unidos pelo Departamento de Energia dos EUA, o Solar Decathlon é uma competição internacional entre universidades. O desafio para essas equipes formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo: conceber uma habitação funcional, usando o sol como única fonte de energia.
Para a terceira edição, o Solar Decathlon Europe acontece na França, nos jardins do Rei Sol, no coração do domínio do castelo de Versalhes. Os vinte melhores projetos serão expostos no centro da Cité du Soleil a partir de 28 junho - 14 julho de 2014. Eles serão avaliados de acordo com dez testes (daí o nome “decatlo”) em uma base total de 1000 pontos. 

Cada uma dessas equipes é baseada em uma ou mais universidades, com a colaboração técnica e financeira de instituições e empresas. O papel durante todo o processo, desde o início do projeto até a fase final da competição, é desenvolvido exclusivamente pelos alunos, conhecidos como "decathletes", supervisionados por um professor.
Alvo 
A organização do evento tem como objetivo, fins educacionais e científicos: os decathletes aprendem a trabalhar em equipes multidisciplinares, que enfrentam os desafios do futuro da construção, desenvolvendo soluções inovadoras, tornando-se consciente das reais possibilidades de combinar uma redução do impacto ambiental, conforto e manutenção da qualidade do projeto em suas casas, e acesso a técnicas e processos de profissionais que podem ser estudadas e aplicadas. Além disso, têm a oportunidade de trocar experiências e crescer profissionalmente através de seu trabalho durante a competição.
projeto de estudantes americanos
O evento é uma grande oportunidade para universidades, empresas e órgãos públicos ao acesso a uma nova forma de colaboração, ensaiando, por exemplo, projetos científicos em condições reais, para futuramente levar  ao mercado, ou adaptar novas idéias aos já produtos existentes.
Universitários japoneses participam freqüentemente da competição. Este ano, os estudantes da Universidade de Chiba, desenvolveram projetos pensando nas áreas atingidas pela catástrofe que abalou o país, após o terremoto e tsunami de 2011.
Muitos deles atuaram como voluntários na região atingida e apresentaram projetos de construção de casas que se baseiam na rapidez e facilidade ao se construir moradias a desabrigados, procurando reduzir o consumo de eletricidade por meio de isolamento térmico.
Mesmo apresentando um projeto muito elogiado pelos juízes, o time japonês ficou apenas em décimo lugar, cabendo ao time italiano, a primeira colocação, seguido da Holanda.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio