Conheça o Projeto Tear


O Projeto Tear é um serviço público de Saúde Mental constituído por oficinas de trabalho artesanal para pessoas em situação de sofrimento psíquico. Localizado no município de Guarulhos/SP, o Projeto Tear iniciou sua trajetória em 2003 por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, Associação Cornélia Vlieg e Laboratórios Pfizer.



Atualmente, 120 usuários participam das oficinas de Encadernação & Papelaria Artesanal, Marcenaria & Marchetaria, Serigrafia & Personalização, Tear & Costura, Velas & Sabonetes, Mosaico, Papel Reciclado Artesanal e Vitral que se constituem em espaços de produção, geração de renda e convivência.

No Tear compreende-se o trabalho como um importante instrumento de desenvolvimento humano, em que o resgate da capacidade produtiva a partir do olhar para as potencialidades desses sujeitos contribui para a transformação do lugar de assistidos a participantes, realizadores e produtores de novos lugares sociais, remetendo-os para o exercício da cidadania e fortalecendo laços sociais e familiares.

O Projeto Tear conta ainda com expressiva participação em feiras, exposições e projetos de Economia Solidária e Geração de Renda, proporcionando assim a participação dos usuários na comercialização dos produtos e na administração dos recursos obtidos, que são revertidos à própria oficina para sua sustentabilidade e aos participantes em forma de “bolsa-oficina”.

Uma nova loja do projeto foi ampliada e é toda voltada para a linha ecossustentável. O espaço conta com balcões confeccionados com matéria prima de poda de árvore fornecida pela serralheria ecológica da Prefeitura de Guarulhos.

Além disso, pastilhas decorativas, vitrais e banquetas que dão um toque diferencial ao ambiente são fruto do trabalho desenvolvido nas demais oficinas do projeto.

A coordenadora do projeto, Denise Antunes, destaca que a produção de artesanato sustentável visando o reaproveitamento de materiais tem sido uma das ações dentro de um processo que respeita o meio ambiente e agrega valor ao produto artesanal. “Apostamos tanto no design da nova loja, que parte da estrutura é fruto do trabalho nas oficinas. O resultado foi um novo visual que reafirma a capacidade produtiva e criativa dos participantes do Projeto Tear.”

Os beneficiados pelo Tear são adultos, de baixa renda, com problemas como esquizofrenia, depressão, quadros de ansiedades, selecionados pelo Sistema Único de Saúde de Guarulhos. Ao serem indicados para participar do projeto pela rede de atenção psicossocial, os participantes escolhem entre uma das oficinas do projeto, entre as quais, vitral, mosaico, papel reciclado artesanal, serigrafia, tear e marcenaria.

Além da Loja Tear, os materiais produzidos nas oficinas também podem ser comercializados para empresas. Parte dos valores obtidos com as vendas é revertida para os participantes, contribuindo para a geração de renda. Em 2012, as vendas dos produtos geraram mais de R$48 mil.

“O Tear se destaca pelo pioneirismo enquanto iniciativa de geração de trabalho e renda no campo da saúde mental, estimulando valores como cooperação, coletividade, e promoção de saúde”, diz a coordenadora Denise Antunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão