Postagens

Ambição e Competitividade - sinônimos de sucesso do Japão

Imagem
“O idioma japonês tem uma palavra-chave para explicar o que é ambição. A palavra é Kaizen , que significa melhora contínua. Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. Graças a ela, o Japão destruído pela bomba atômica, com um território 25 vezes menor que o Brasil, com terremoto, furacão, etc. é hoje a terceira potência do mundo. Ambição, portanto não é outra coisa senão você querer melhorar sempre.” (Dr. Lair Ribeiro) Essa frase representa bem o sentimento do povo japonês. Baseado no Kaizen , um processo de administração japonesa que se baseia na busca intensa na melhoria de um determinado objetivo e no seu constante aperfeiçoamento na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Nos dicionários de língua portuguesa, a palavra “ambição” é definida como: desejo intenso de alcançar determinado objetivo. E é justamente isso que o japonês busca durante toda sua vida: - a busca por objetivos, atingir metas e alcançar melhores condições de vida. Desde a infância as crianças

Alternativas para melhorar design e impacto dos estacionamentos

Imagem
Uma coisa que me surpreendeu assim que cheguei ao Japão, foram os estacionamentos dos estabelecimentos comerciais. Impressionou-me pela grandeza, os supermercados, shoppings centers, estações de trem e das fabricas, todos com muitas vagas a disposição dos motoristas. Estacionamento de carros em Tokyo Já nas grandes cidades como Tokyo, Osaka e Nagoya, que não dispõem de muito espaço físico, os estacionamentos são subterrâneos ou em grandes prédios onde os carros são levados por um elevador ao andar onde há vagas disponíveis, tudo automatizado, sem a necessidade de manobristas. elevador que leva o carro para o estacionamento Mas com a crescente demanda mundial de automóveis, tudo isso gera um grande impacto ambiental. Com estimados 600 milhões de carros existentes no mundo, é necessária uma nova atitude em relação aos espaços para guardá-los, com estacionamentos mais agradáveis e de menor impacto ambiental. O número de carros em circulação está crescendo rapidamente, principal

Lixo

Imagem
Nove cidades que compõem a região do Alto Tietê, entre elas Mogi das Cruzes, Suzano e Poá, depositavam o lixo no aterro Pajoan em Itaquaquecetuba, que foi interditado em Abril de 2011, após várias multas da Cetesb por irregularidades, e por fim ao desmoronamento de cerca de 150 toneladas de lixo que culminou na interdição total do aterro. Aterro Pajoan Após o desastre, as cidades buscaram soluções para descartar seu lixo, enviando para outros aterros próximos, mas com suas capacidades reduzidas, já não estão mais suportando o grande volume de lixo. Mogi das Cruzes vem buscando alternativas para o problema, o mais recente foi a assinatura de um acordo com a Sabesp, para a possível instalação de uma usina de incineração de resíduos. Também foi assinado um acordo com o Japão, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que disponibilizará treinamento, qualificação e tecnologia no setor, visando elevar a quantidade de material reciclado na cidade. Enquanto Mogi d

O Destino do “LIXO”

Imagem
As questões envolvendo o destino do “lixo”, ainda são muito discutíveis, não há consenso entre o destino correto, se a melhor solução são  os aterros sanitários ou os incineradores. No Japão, todo o lixo que não pode ser reaproveitado é destinado a incineração. A pratica é muito antiga principalmente em áreas onde não há muito espaço físico, mas  o  principal problema oriundo desse processo é a poluição  do ar  devido aos gases liberados durante a combustão e a resíduos que passam pelos filtros e não  são  capturados, mas esses transtornos são, em sua maioria, gerados por mão de obra desqualificada e não como  conseqüências diretas do  processo. A incineração controlada acontece em equipamentos  denominados incineradores , nos quais, o  material é  queimado a temperaturas acima de 900° C. utiliza-se uma quantidade apropriada de oxigênio para se conseguir uma combustão adequada do  lixo a ser incinerado. A principal indicação para realização da incineração é a eliminação  de material

A Dura vida de um cadeirante

Imagem
Horário de almoço – a cidade fica bem movimentada, com uma circulação de pessoas muito grande próximo a restaurantes, lanchonetes e praças que ficam perto dos centros comerciais. Em uma dessas ruas movimentadas, presenciei uma jovem cadeirante, driblando os obstáculos na calçada, que não eram poucos: buracos, desníveis, postes e muita, mais muita gente andando apressadamente que nem ao menos se preocupada em dar preferência a jovem deficiente. Apesar de toda dificuldade, a jovem tinha em seu rosto uma expressão alegre, pois acredito que já devia ter sofrido muito com seu problema, e esse era só mais um dos seus obstáculos, que um deficiente físico enfrenta diariamente. cadeirante sofre para entrar no ônibus Ela parou em frente a uma doceria, que exibia em sua vitrine várias delicias: bolos, doces, salgados, tudo muito bem exposto, despertando a atenção de que passa em frente a loja. Aí começa o seu drama, a loja assim como a maioria dos estabelecimentos comerciais não dispõem d

Cafeteria inova no visual sustentável

Imagem
Imagine você voltando de uma viagem, ou compromisso profissional, depois da meia noite, ou mesmo de madrugada e com aquela fome. Aqui no Brasil, você encontraria muita dificuldade par achar algum restaurante ou lanchonete aberto, se for fora das grandes capitais então, desista. Já no Japão, isso não é problema, a maioria dos restaurantes funcionam 24 hr, oferecendo o mesmo serviço de primeira qualidade o dia todo. Uma coisa interessante é a decoração de certas redes de restaurantes que variam de acordo com cada região. Geralmente esses grandes restaurantes tem uma decoração padrão para todas as loja, mas em certas cidades turísticas, a decoração muda radicalmente, transformando-se em verdadeiros restaurantes temáticos. Grandes redes americanas que tem franquias no Japão, tais como: Dennys, Bronco Billy, Mc Donald’s e Starbucks, fazem uso destes artifícios para atrai os clientes, despertando sua curiosidade. De Seattle, nos Estados Unidos, até São Paulo, no Brasil, as lojas da rede St

CONHEÇA O VERDMX

Imagem
O VERDMX é uma Organização não Governamental mexicana que tem por objetivo promover a conscientização ambiental da população, através de diversas ações ambientais em conjunto com grandes empresas que abraçaram o projeto, tais como: Nissan, Fundação Clinton no México e Pro México (Conselho Internacional e Estratégico das Empresas). A proposta do VERDMX, é inovar em eventos causando grande impacto na mídia, buscando soluções especificas ambientais como: novos projetos, novas ferramentas, refletindo em novas maneiras de pensar, nova formas de agir e novas formas de consumo, apoiando e impulsionando diversas iniciativas para revitalizar o espaço público, a reciclagem, separação de resíduos, transporte público eficiente, energia limpa e também apoiando e incentivando a consolidação das ações ambientais que resultam em negócios verdes para as empresas parceiras. Um das grandes realizações do VERDMX, foi a instalação de sete gigantes jardins verticais pelos bairros da Cidade do México, que f