Como o Japão está lidando com o coronavírus

O Japão contabiliza até o dia 12 de agosto 50.302 casos confirmados por COVID -19, com 1.058 mortes. Esses números em comparação ao Brasil são bem baixos, graças a compreensão da gravidade da situação por parte da população que obedeceu os pedidos do governo para seguir os protocolos de segurança, a doença não se alastrou e aparentemente segue sob controle segundo as autoridades de saúde.

A primeira morte em decorrência da COVID-19, ocorreu em fevereiro e no mês seguinte os casos de infecção se espalharam rapidamente causando preocupação das autoridades que temiam que o país pudesse ser acometido pela doença da mesma forma que na Itália e Espanha que tiveram números de casos em grande proporção.

Em 16 de abril o primeiro ministro Shinzo Abe, declarou estado de emergência em todo país com previsão de duração até o dia 31 de maio. 

Durante o período de estado de emergência, as escolas, aeroportos, shopping centers, restaurantes e clubes noturnos foram fechados. Com essas medidas aliadas ao uso de máscaras e procedimentos profiláticos por parte da população, o governo esperava que a disseminação do vírus não atingissem números tão elevados. 

Uma semana antes do previsto, o governo decretou o fim do estado de emergência, pois os números de novos casos estava abaixo de 0,5 por 100 mil pessoas. 

Com o fim do estado de emergência, a economia começava a tentar se recuperar gradativamente com incentivos as empresas e auxílio emergencial a toda população.

Passados poucos mais de dois meses do fim do estado de emergência, os casos de contágio novamente começam a aumentar significativamente nas grandes cidades do Japão, como Tokyo, Nagoya e Osaka. No início de agosto, algumas províncias declaram estado de alerta, orientando à população para não relaxarem os cuidados com a doença, evitando aglomerações, mantendo distanciamento social.

Infelizmente ainda não temos a cura para essa doença, por isso não podemos nos descuidar, todo cuidado é pouco.


Comentários

  1. Olá! Minha irmã mais nova que eu está trabalhando no Japão. Foi em Outubro de 2018. Ela trabalha na Suzuki.
    Esses dias perguntei como estava a situação no Japão, com relação a Covid.
    Não perguntei para a pessoa certa, pois ela vive eternamente em isolamento - aqui no Brasil também era assim.rsrs
    E ela disse que trabalha muito que não consegue ver os noticiários. Fica sabendo uma ou outra coisa através do pessoal, no trabalho.
    Mas, quanto aos números da Covid no Japão, a gente já podia esperar esses números, não é mesmo Clovis. Até porque lá o povo respeita as autoridades e também o próximo.
    Até a próxima...
    Ah, percebi que você ficou quatro anos sem postar. Não faça isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá margareth, obrigado pelo comentário, ainda não sabemos como lidar com o coronavírus, quando achamos que o problema está sob controle eis que ele volta com tudo. O que podemos fazer é seguir as normas.
      Fiquei um bom tempo desconectado, sem redes sociais e vi que poderia viver sem, também estive muito ocupado com trabalho, viajando muito, e agora com com pouco sua de tempo vou tentar manter o blog ativo.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão