Japão e seu potencial de crescimento no turismo


A capacidade turística do Japão é enorme, com grandes atrações, onde se destacam as grandes metrópoles, Tokyo, Osaka e Kyoto, que estão sempre lotadas de turistas em busca das atrações gastronômicas, culturais e tecnológicas.

Mas esse potencial turístico tem sentido queda devido aos desastres naturais que atingiram o Japão nos últimos anos. O risco de contaminação por radiação, terremotos, tsunamis, tem afastado os turistas.

Segundo levantamento da Organização Nacional de Turismo do Japão, em 2014 houve um aumento de 29% no número de turistas em relação a 2013. Estima-se que aproximadamente 13,4 milhões de pessoas visitaram o país no ano passado. Os empresários do setor comemoram o crescimento após anos de retração, e agora vislumbram novas perspectivas de aumento no número de turistas.

Vários fatores contribuíram para esse crescimento, tais como: a desvalorização do iene, a simplificação dos trâmites para concessão de vistos para os turistas do Sudeste Asiático, a ampliação de produtos isentos de impostos a partir de outubro, além de vôos internacionais adicionais no aeroporto de Haneda, localizado mais próximo do centro da capital japonesa.



Os turistas de Taiwan perfizeram o maior grupo de estrangeiros que visitaram o Japão no ano passado. Cerca de 2,83 milhões de turistas de Taiwan vieram ao país. Em seguida, aproximadamente 2,75 milhões de turistas da Coréia do Sul e por volta de 2,41 milhões de turistas da China. Hong Kong, Estados Unidos e Tailândia ficaram nas posições seguintes.

Visitantes das Filipinas, Vietnã, Malásia e de outras nações do Sudeste Asiático também registraram um crescimento acentuado. Isso é atribuído em parte ao crescimento econômico da região.



Em contrapartida a esse aumento de turistas, o ministério da imigração começa a ter maiores preocupações e intensifica a fiscalização contra os estrangeiros que entram no país com visto de turista, mas com intenção de permanecer por longo período, trabalhando ilegalmente. Nas cidades interioranas onde a demanda por mão de obra não qualificada é grande, torna-se um grande atrativo aos imigrantes ilegais. Salários altos em comparação ao seu país de origem e a melhor qualidade de vida fazem com que aumente também o número de trabalhadores ilegais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio