Japão tem a mais baixa taxa de autossuficiência alimentar entre os países desenvolvidos


Enquanto a produtividade dos produtos tecnológicos no Japão aumenta a cada dia, o setor agrícola vem sentindo a queda gradativa de sua produção

Segundo, o professor Keishiro Itagaki, da Universidade de Agricultura de Tóquio, a baixa taxa de autossuficiência é um problema estrutural. A falta de mão de obra no setor agrícola tem resultado no abandono de terras cultiváveis e o iene forte facilitou a importação. Além disso, segundo o professor existe um fator estrutural ainda maior: os ganhos com a agricultura permaneceram baixos pelos últimos 20 anos. O cultivo das plantações não gera renda suficiente, desestimulando os produtores rurais, que migram para outras atividades mais lucrativas.

Os produtos principais com baixa taxa de autossuficiência são os grãos, como o trigo e a soja, excluindo o arroz. A taxa de autossuficiência do trigo é de cerca de 10%, e a da soja gira em torno de apenas 4%. 




Enquanto isso, a indústria pecuária japonesa é bastante competitiva, em setores como a produção avícola e de carne bovina e suína. A taxa de autossuficiência de legumes e verduras é de mais de 70%, e as frutas produzidas no Japão são de alta qualidade, gerando altos lucros. Assim, segundo o professor a taxa de autossuficiência é alta em produtos agropecuários com alto valor agregado e o Japão depende da importação de produtos com baixo valor agregado.

Segundo Itagaki, o governo do Japão está tentando promover a mudança do cultivo do arroz, que tende a ter excesso de oferta, para o cultivo de outros cereais. Contudo, mesmo se um agricultor decidir plantar soja em vez de arroz, ele não pode esperar um aumento nos lucros, já que o preço do produto é baixo. 

Levando em conta o aumento dos custos de fertilizantes, mão de obra e combustíveis, entre outras coisas, Itagaki observa que não há incentivos econômicos para agricultores plantarem grãos que não sejam o arroz.

O governo do Japão criou uma alta meta numérica para aumentar a taxa de autossuficiência alimentar para 50% até o fim do ano fiscal de 2020. Para atingir este objetivo, o governo lançou medidas, como a tentativa de melhorar a competitividade dos preços fazendo com que agricultores e corporações agrícolas unificassem pequenas regiões cultiváveis. Além disso, o professor diz que o governo também tentou estabilizar a renda cobrindo a diferença quando o preço dos produtos no mercado doméstico fica abaixo do preço internacional. Mesmo assim a taxa de autossuficiência não aumentou. Itagaki sugere que, daqui em diante, será necessário haver um apoio um pouco maior à gestão agrícola, para ajudar a aumentar as margens de lucro do trabalho individual dos agricultores. 

Segundo o professor, os consumidores também têm bastante preocupação sobre a segurança dos produtos alimentícios importados, devido a recentes incidentes, como o uso de ingredientes vencidos numa fábrica processadora de alimentos na China. Contudo, a dependência dos alimentos importados continua aumentando e mais fabricantes japoneses estão transferindo suas fábricas para outros países. Itagaki conclui dizendo que, no futuro, será necessário manter um equilíbrio entre produtos domésticos e importados, entre a produção doméstica de produtos frescos e a dependência de alimentos processados importados, depois de certificar sua segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio