Países do Sudeste Asiático buscam crescimento econômico


Neste mês de dezembro, foi realizado o encontro de cúpula entre o Japão e os países membros da Asean.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) é uma organização regional de Estados do Sudeste Asiático que engloba 12 nações.

Os principais objetivos da Asean são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. Nos anos recentes, a Asean estabeleceu seus laços políticos ao mundo ocidental e aos demais países asiáticos não-membros; estabeleceu um fórum conjunto com o Japão, uma das maiores potências do continente, e um acordo de cooperação com a União Européia.


A relação de cooperação entre o Japão e a Asean começou em novembro de 1973, com o estabelecimento de um fórum entre o Japão e a Asean sobre a borracha sintética. A Asean foi fundada em 1967. No início da década de 1970, três países membros da associação - Malásia, Indonésia e Tailândia - eram os maiores produtores e exportadores de borracha natural. Contudo, o setor da borracha nesses países começou a ser prejudicado pelo rápido aumento nas exportações de borracha sintética fabricada no Japão. Por essa razão os países membros da Asean pediram conjuntamente ao Japão que restringisse sua produção e exportação de borracha sintética. Foi assim que começou a parceria de cooperação entre o Japão e a Asean.



Outra questão importante durante as conversações será a Comunidade Econômica da Asean, ou AEC nas iniciais em inglês, que os países membros da associação estão tentando criar até o fim de 2015. Seis países membros, a saber, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Brunei, já tinham abolido quase todas as tarifas entre si em 2010. Em 2015, o Camboja, o Laos, Mianmar e o Vietnã também deverão remover as tarifas sobre a maioria de seus produtos.

Tal medida criaria uma região de livre-comércio com uma população total de 600 milhões de pessoas. Cada país membro tem interesses diferentes, mas eles precisam deixar suas diferenças de lado e unir-se para conseguir ter mais poder de negociação.

Durante a próxima reunião de cúpula entre o Japão e a Asean, os líderes devem assinar acordos para obter mais assistência do Japão no desenvolvimento da infraestrutura e no treinamento de funcionários de países da Asean como uma maneira de ajudar esses países a diminuírem suas discrepâncias e fortalecerem seus laços mútuos. Essa cooperação seria essencial para que ambos os lados levem vantagem nas negociações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio