Os 40 anos de relacionamento entre Japão e Vietnã

Quarenta anos se passaram desde que o Japão e o Vietnã estabeleceram laços diplomáticos, no dia 21 de setembro de 1973. Desde então, o relacionamento entre os dois países tem mudado de maneira drástica. 

Ambos os governos decidiram que o ano de 2013 é o ano da amizade entre o Japão e o Vietnã, e que irão promover eventos comemorativos. 


Ho Chi Minh capital do Vietnã



O governo e as pessoas do Vietnã fizeram com que este ano fosse bastante festivo e cheio de eventos. Mais de 150 eventos oficiais, como seminários científicos, apresentações artísticas e conferências sobre a cooperação econômica, comercial e de investimento, estão acontecendo nas maiores cidades do Vietnã.

Nos últimos 40 anos, o enfoque das relações entre o Japão e o Vietnã mudou com o tempo. No período inicial, quando o Vietnã e o Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1973, e especialmente no final da década de 1980 e início da década de 1990, as relações se concentraram nas atividades de assistência conduzidas pelo Japão para ajudar o Vietnã a se livrar das sequelas da Guerra do Vietnã e voltar a fazer parte da comunidade internacional. 


Depois, a atenção se voltou em grande parte ao setor econômico e aos poucos se concentrou no comércio, investimento e desenvolvimento de infraestrutura com base na Assistência Oficial para o Desenvolvimento, de sigla ODA do Japão. Até o momento este tem sido o enfoque mais importante das relações entre os dois países. 


fabrica da Honda no Vietnã


Contudo, este enfoque outra vez está mudando em direção a novos aspectos, especialmente sócio-culturais, políticos e de segurança.


Para o futuro, existem duas questões principais que o Vietnã e o Japão precisam superar. 

Em primeiro lugar, está a questão de como obter o máximo de vantagem da ODA do Japão, que é o país que mais faz doações ao Vietnã, agora que o Vietnã está se movendo rumo à industrialização, modernização e reformando sua economia de mercado.

Em segundo lugar, o Vietnã atualmente precisa se elevar a um novo patamar tecnológico após um processo relativamente longo de industrialização e modernização. A transferência de tecnologia do Japão para o Vietnã ainda é limitada. O Japão tem se concentrado mais em metas comerciais, tirando vantagem dos recursos naturais e mão de obra barata do Vietnã, ao invés de ajudar o Vietnã a melhorar sua eficiência econômica e produtividade. O ideal seria que o Japão desse mais apoio tecnológico ao Vietnã.


Este ano é particularmente importante não apenas porque marca os 40 anos de relações diplomáticas entre o Japão e o Vietnã, mas também porque muitas mudanças estão acontecendo em ambos os países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio