Japão e Rússia executam projetos agrícolas conjuntos

O Japão e a Rússia começaram a promover projetos agrícolas conjuntos na região do extremo leste russo. 

Os projetos agrícolas envolvendo os dois países têm por fim a exportação para o Japão de grãos produzidos na Rússia. Atualmente dois destes projetos estão em execução.

Um deles consiste no cultivo de soja na província de Amur, no interior da Rússia. Agricultores da Província de Hokkaido - a mais setentrional do Japão - estão em Amur para trabalhar com agricultores locais no projeto, que é financiado por um banco de Hokkaido. A meta final é a criação de uma empresa joint venture com o fim de exportar produtos agrícolas para o Japão.

O outro projeto em execução consiste na produção de trigo sarraceno nos arredores de Vladivostok. A maior companhia trading de cereais do Japão planeja adquirir os produtos regularmente. A empresa negocia agora com os agricultores locais.

O trigo sarraceno é utilizado principalmente na culinária da Rússia e Polônia, além do Japão que é um grande consumidor.


trigo sarraceno


 No Japão, usa-se este trigo principalmente na fabricação de massas soba, que é um prato muito apreciado na culinária japonesa, é um macarrão com caldo a base de shoyu, consumido na forma de uma sopa acrescido de vários ingredientes desde algas a tempurá, sendo muito apreciado no verão com caldo gelado. Na Rússia, o cereal é em geral cozido na panela, como se faz com o arroz japonês, e condimentado com manteiga e sal. A Rússia é o maior produtor mundial de trigo sarraceno - maior até mesmo que a China - e é também o maior consumidor. O consumo na Rússia é quatro vezes maior que no Japão.

macarrão soba

A Rússia consome a maior parte da produção nacional. Diferentemente do trigo comum ou da soja, o trigo sarraceno não tem tanta procura fora da Rússia. Em sua maioria, os russos não sabiam que os japoneses consomem trigo sarraceno, daí o país nunca ter pensado em exportar o produto para o Japão. Foi aí que a companhia trading japonesa encontrou uma oportunidade empresarial.

O Japão dependia da China para cerca de 80% das importações do produto, mas agora pretende diversificar as suas fontes. Um dos motivos são preocupações com a segurança alimentar na China. Outro é o fato de que um número crescente de cultivadores de trigo sarraceno chineses estar passando a cultivar milho para ração animal.

Um dos fatores de maior importância para o sucesso de projetos agrícolas conjuntos entre o Japão e a Rússia é a qualificação e  a prestação de assistência técnica. Por acumular experiência em agricultura intensiva, o Japão está capacitado a oferecer o know-how necessário para aumentar a produtividade do setor. Além disso, pode fornecer equipamento para ajudar agricultores russos a cultivar produtos que atendam ao rigoroso padrão de qualidade estabelecido pelo Japão.

As duas nações têm experiência em cooperação econômica mútua no setor energético, no qual o Japão presta assistência técnica e a Rússia entra com recursos naturais. Esta modalidade de cooperação também pode ser aplicada no setor agrícola.

Fonte:NHK WORLD



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio