A proteção do meio ambiente no Monte Fuji


O Monte Fuji no Japão é um dos símbolos nacionais mais respeitados no país. Desde criança se aprende a cultuar e admirar a grande montanha, que pode ser avistada a quilômetros de distância quando o tempo está bom.

O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO decidiu numa reunião no Camboja no último dia 22 de Junho, acrescentar o Monte Fuji do Japão à Lista do Patrimônio Mundial. 

Algumas pessoas diziam que o Monte Fuji deveria ter sido listado como Patrimônio Mundial muito antes.


O Japão já possui 16 locais listados como Patrimônio Mundial, sendo 12 culturais e quatro naturais. O registro do Monte Fuji como sítio de patrimônio cultural eleva o número total  para 17.

O Japão iniciou seus esforços para registrar a montanha quando o país ratificou a Convenção do Patrimônio Mundial, mais de 20 anos atrás.

Inicialmente tentou-se registrar a montanha como patrimônio natural. Contudo os banheiros para os montanhistas e o lixo que eles deixavam eram problemas para a preservação do meio ambiente da montanha. O Japão mudou de curso e tentou registrar a montanha como patrimônio cultural, e é por isso que levou tanto tempo.

O desafio mais imediato é como lidar com o provável aumento no número de visitantes. Nos últimos anos, o Monte Fuji recebeu cerca de 300 mil pessoas por ano. No ano passado certos dias chegaram a registrar mais de 10 mil visitantes. Mais visitantes ainda são esperados neste ano devido ao reconhecimento como patrimônio mundial.

Outro desafio é manter a saúde tanto a dos montanhistas como a da própria montanha. Há receios quanto à prática do bate e volta, que seria subir ao ponto mais alto possível de ônibus ou outro veículo e depois escalar o pico e descer a montanha sem qualquer intervalo.

A maioria dos que fazem o bate e volta, sobem a montanha durante a noite, o que aumenta o risco de quedas e outros acidentes, bem como o Mal da Montanha. 


Quanto à gestão da saúde do Monte Fuji, existe a necessidade de se preservar a sua paisagem e meio ambiente. Alguns se preocupam de que o aumento do número de visitantes possa fazer voltar os problemas dos banheiros e lixo, afetando negativamente os esforços de proteção.


A UNESCO afirmou que o plano de gestão e preservação do governo japonês para o Monte Fuji era insuficiente e pediu por melhorias. O Japão precisa submeter um relatório sobre as benfeitorias em três anos. O pedido incomum da UNESCO pode indicar o grande nível de atenção que este órgão das Nações Unidas dedica ao Monte Fuji.


Os governos central e local do Japão precisam satisfazer as expectativas internacionais e trabalhar duro para proteger a montanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio