Poluição - reflexo do crescimento desordenado


Um dos grandes problemas das grandes metrópoles é o alto índice de poluição atmosférica. A alta densidade demográfica aliado ao crescimento desordenado são as principais causas dos altos níveis de poluição. A cada dia que passa, há mais carros nas ruas e mais indústrias, despejando na atmosfera grande quantidade de poluentes, principalmente nos países em desenvolvimento na Ásia.

Pequim coberta pela poluição

Partículas minúsculas chamadas de PM2,5, por medirem menos de 2,5 mil avos de um milímetro de diâmetro, causam a poluição do ar. Ao serem inaladas, essas partículas penetram profundamente nos pulmões onde se acredita que possam causar câncer pulmonar e outros problemas de saúde. Recentemente na China, um período de alta densidade de PM2,5 no ar virou notícia em todo o mundo. 

Uma pesquisa conjunta realizada pela Universidade Yale e a Universidade Columbia, dos Estados Unidos, examinou a situação de problemas de saúde causados por poluição atmosférica, desde a questão de densidade de PM2,5 até o uso de combustíveis sólidos na culinária. Segundo o índice, a situação em quatro países do sul da Ásia, a saber: Paquistão, Nepal, Bangladesh e Índia, está definitivamente pior do que na China. Nenhuma das cidades da região que têm uma população de cinco milhões ou mais de habitantes respeita os padrões internacionais de segurança no tocante à concentração de PM2,5.


Esse poluente pode ser basicamente atribuído ao desenvolvimento econômico. Assim como na China, o número de carros e de atividades relacionadas à produção aumentou no sul da Ásia como resultado do crescimento econômico nos últimos anos.


Como os países do sul da Ásia estão lidando com o problema?

Infelizmente, os dirigentes desses países têm pouco interesse nessa questão, embora cada país esteja se esforçando nesse sentido. Em cidades grandes da Índia, como Nova Délhi, Calcutá e Mumbai, sistemas ferroviários, incluindo o metrô, estão mostrando ser eficientes como uma medida de combate à poluição. Bangladesh também está realizando enormes esforços nesse sentido. Por exemplo, em 2002, taxis em veículos com três rodas foram obrigados a utilizar gás natural liquefeito em vez de um derivado leve de petróleo como combustível, já que o gás é menos poluente.

O governo de Bangladesh também pretende reduzir o número de carros na capital, Daca, com a construção de sistemas de transporte urbano em massa. Uma ferrovia elevada está sendo construída com a ajuda do Japão.




Um sistema de cooperação ainda não foi criado no sul da Ásia, a região tem alta densidade populacional e a concentração da população nas cidades é maior do que em qualquer outra região do mundo, o que torna necessárias as medidas integradas de combate à poluição atmosférica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio